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Título: PATRULHA ECOLÓGICA ANÁLISE DE UMA PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autoria de: Murillo Bolzani Faleiros

Orientação de: Mariana Esteves Mansanares

Coorientação de: Marina Battistetti Festozo

Presidente da banca: Mariana Esteves Mansanares

Primeiro membro da banca: Marina Battistetti Festozo

Segundo membro da banca: João Augusto dos Reis Neto

Terceiro membro da banca: Mariana Nayara Bonilha de Andrade

Palavras-chaves: educação, ambiente, crítica, pesquisa, projeto

Data da defesa: 29/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 12/12/2019

Data da publicação: 12/12/2019

Referência: Faleiros, M. B. PATRULHA ECOLÓGICA ANÁLISE DE UMA PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2019. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Muito se fala sobre os desastres ambientais e mudanças climáticas nos últimos tempos, há, contudo, uma grande lacuna a ser preenchida pela compreensão e discernimento de que nossas ações na natureza geram sérias consequências ao ecossistema como um todo, incluindo a própria cidade, a alimentação, a escola e nossa casa. Desta forma, como uma estratégia pedagógica e de ação frente às necessidades de se rever o relacionamento natureza e sociedade, surge a Educação Ambiental crítica, a fim de trazer percepção e sensibilização pelas causas do planeta. Esta tarefa não é fácil pois ela perpassa diversas áreas do conhecimento e é diretamente envolvida com questões sociais, políticas e econômicas tornando-se um desafio a ser trabalhado dentro das escolas brasileiras, principalmente escolas públicas. Este trabalho tem a preocupação de, a partir do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Ciências Biológicas, repensar e realizar um Projeto com atividades teóricas e práticas, buscando tornar ações da escola mais sustentáveis e proporcionar uma formação cidadã aos estudantes participantes. Por meio deste projeto e em parceria com uma professora da escola, que iniciou a idealização do projeto, conseguimos otimizar o uso do espaço da escola, reorganizar o tempo para que os estudantes aprendessem brincando, pesquisando e vivendo, levando em conta seu impacto nas condições de vida da comunidade escolar também foi possível informar a esta comunidade seus direitos e deveres com relação à qualidade de vida e educação ambiental, apresentando estudos e intervenções que buscaram desenvolver uma postura consciente diante dos problemas socioambientais que surgem no cotidiano. Foram utilizadas questões sobre a formação cidadã na escola, documentários e atividades práticas para realização do trabalho. Os resultados se concretizaram positivamente, havendo discussão, participação e reflexão não só por parte dos alunos, mas também de funcionários e professores além de estimular a organização e respeito ao espaço escolar e à natureza.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20192201621419

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44716

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Murillo Bolzani Faleiros e Universidade Federal de Lavras

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