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Título: A TRANSIÇÃO DOS ALUNOS DO CAMPO PARA A CIDADE REFLEXÕES E AÇÕES A PARTIR DA REALIDADE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAVRAS

Autoria de: Laura Salve Silveira

Orientação de: Marina Battistetti Festozo

Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo

Primeiro membro da banca: Antonio Fernandes Nascimento Junior

Segundo membro da banca: Michelle Julia de Sousa

Terceiro membro da banca: Graziela Borges Ferreira

Palavras-chaves: Educação do Campo, Formação de Professores, Estágio, Educação Contextualizadora, Pedagogia Histórico-Crítica

Data da defesa: 26/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 11/09/2020

Data da publicação: 11/09/2020

Referência: Silveira, L. S. A TRANSIÇÃO DOS ALUNOS DO CAMPO PARA A CIDADE REFLEXÕES E AÇÕES A PARTIR DA REALIDADE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAVRAS. 2020. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: A educação do campo no Brasil sofre com o descaso do poder público desde o início de sua existência. A precarização pode ser identificada desde questões estruturais até questões político pedagógicas e a formação de professores para atuação no campo. Um dos aspectos que pode ser notado, ainda, na região de Lavras é a inexistência de escolas do campo que atendam às demandas do Ensino Médio. Esse fato faz com que os estudantes que desejam continuar seus estudos o façam na cidade. Dessa forma surge o problema de pesquisa como tem sido a adaptação desses estudantes do campo às escolas da cidade? As aulas levam em consideração sua vivência? A partir disso, foram definidos como objetivos deste trabalho buscar compreender como se dá a adaptação dos estudantes rurais a uma escola pública da área urbana de Lavras que recebe diversos estudantes do campo e propor um plano de aulas que leve em consideração o contexto desses alunos. O trabalho foi desenvolvido alinhado com o Estágio Supervisionado. Tivemos como base a metodologia qualitativa de pesquisa e como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário feito a estudantes de uma turma de primeiro ano na Escola Estadual Azarias Ribeiro, em que se encontravam a maioria dos estudantes do campo da escola. O questionário teve como intuito identificar os estudantes das áreas rurais e buscar compreender como se dá a sua adaptação à escola. A partir dele, dentre outros resultados, percebemos que os estudantes tiveram dificuldades relacionadas ao transporte até a escola e à adaptação a uma nova escola e aos novos conteúdos. Como forma de retorno para esses estudantes, e buscando valorizar o meio rural, adaptou-se um plano de aulas que havia sido previamente elaborado para esse público alvo, numa disciplina eletiva da graduação chamada Metodologia do Ensino de Ecologia. A aula teve como tema as interações ecológicas e foi planejada de forma a valorizar o meio rural, buscando instigar a participação dos estudantes, levando em conta a pedagogia histórico-crítica e a educação ambiental crítica. Tomando como ponto de partida a horta, foi abordado como tema transversal a questão do uso intensivo de agrotóxicos e suas implicações socioambientais. Foi solicitada uma avaliação da aula, por escrito, na qual os estudantes deveriam ressaltar quais foram seus pontos positivos e os pontos a serem melhorados da prática, para posterior análise. A partir da observação participante e as avaliações dos estudantes, percebeu-se que estes se interessaram pela aula, se sentiram participantes do processo de ensino-aprendizagem e perceberam a importância do assunto abordado. Com isso, auferiu-se a importância de se considerar o contexto dos estudantes na elaboração de uma prática educativa, bem como pensar na educação para a transformação social, podendo instigar a formação de sujeitos críticos, reflexivos e que atuem efetivamente na sociedade. Pôde-se perceber ainda como a formação de professores pode ser mais significativa quando se busca superar a dicotomia entre teoria e prática e a fragmentação presente nos currículos de grande parte dos cursos de licenciatura.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20201201510895

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45043

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Laura Salve Silveira e Universidade Federal de Lavras

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