SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: ANÁLISE DO PROCESSO DE ENTURMUÇÃO EM ESCOLAS DE LAVRAS E REGIÃO POR MEIO DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autoria de: Luis Eduardo Santos

Orientação de: Marina Battistetti Festozo

Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo

Primeiro membro da banca: Antonio Nascimento Fernandes Junior

Segundo membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Palavras-chaves: enturmação, escola básica, formação de professores, estágio supervisionado, formação continuada

Data da defesa: 21/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 10/09/2020

Data da publicação: 10/09/2020

Referência: Santos, L. E. ANÁLISE DO PROCESSO DE ENTURMUÇÃO EM ESCOLAS DE LAVRAS E REGIÃO POR MEIO DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO . 2020. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: A partir do estágio supervisionado, foi analisada como a composição das turmassalas de aulas ocorre, procurando entender quais critérios as escolas utilizam para esta organização e suas justificativas. Diante disso, o Estágio Supervisionado proporciona aos professores em formação uma compreensão do processo ensino-aprendizagem, não sendo apenas como uma experiência prática na vida dos alunos, como costumeiramente é compreendido, mas também uma oportunidade de reflexão sobre o processo pedagógico e todos os desafios e prazeres que ensinar - apropriar e construir conhecimentos - implica em suas relações com o contexto escolar, social, cultural, político, dentre outros. Dessa forma, o estágio é importante, uma vez, que insere o aluno no contexto escolar, possibilitanto ampliação na compreensão dos processos educacionais e sua repercussão na formação e na vida dos alunos. A atividade de estágio no curso de Ciências Biológicas da UFLA consta de duas partes, uma efetuada em escolas de Ensino Fundamental e Médio de Lavras e a outra realizada na Universidade, com alunos e alunas, em espaços para discussão debates a partir do vivenciado nos estágios. Os dados foram coletados durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências e Biologia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), oferecido aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, por quatro semestres, análise esta realizada a partir da experiência vivida como estagiário, em cada uma das etapas e também através de questionario realizado com todos estagiários (das 4 turmas) no semestre 20192. O trabalho procurou analisar as respostas dos estágiarios, através de categorização e posteriormente discutir cada categoria. Pudemos perceber que houve um maior numero de estágiarios que perceberam algum tipo de enturmação em relação aos que disseram não ter encontrado nenhum tipo de enturmação, além daqueles estágiarios que não conseguiram afirmar se no local onde realizaram seus estágios havia tal organização. Foram encontrados cinco tipos de categorias relatadas pelos estágiarios, onde as categorias variam muito em questão de quantidade de relato, as de maior frequência foram a enturmação por disciplina e nível de aprendizado. Essa questão é muito importante devido ao fato de interferir diretamente no aprendizado e rendimento do aluno dentro de sala de aula.

Abstract: The supervised internship, it was analyzed how the composition of classes classrooms occurs, trying to understand what criteria schools use for this organization and their justifications. That said the Supervised Internship provides teachers in training with an understanding of the teaching-learning process, not only as a practical experience in the lives of students, as is usually understood, but also an opportunity to reflect on the pedagogical process and all the challenges and pleasures that teaching - appropriating and building knowledge - implies its relations with the school, social, cultural, political context, among others. Thus, the internship is important, since it inserts the student in the school context, allowing for an expansion in the understanding of educational processes and their repercussion on the training and life of students. The internship activity in the Biological Sciences course at UFLA consists of two parts, one carried out in elementary and high schools in Lavras and the other carried out at the University, with students, in spaces for discussion and debates based on what was experienced in the internships. The data were collected during the Supervised Internship in Science and Biology Teaching at the Federal University of Lavras (UFLA), offered to students of the Biological Sciences Degree course, for four semesters, an analysis carried out from the experience lived as an intern, in each stage and also through a questionnaire carried out with all interns (of the 4 classes) in the semester 20192. The work sought to analyze the responses of the interns, through categorization and later discuss each category. We could see that there was a greater number of trainees who perceived some type of training in relation to those who said they had not found any type of training, in addition to those trainees who were unable to state whether in the place where they did their training there was such an organization. Five types of categories were found reported by the interns, where the categories vary a lot in terms of the amount of reports, the most frequent ones were the understanding by discipline and level of learning. This question is very important since it directly interferes with the students learning and performance in the classroom.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20201201520746

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44881

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luis Eduardo Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo