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Título: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CÉLULA DESENVOLVIDAS DURANTE A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO PROGRAMA DE APOIO PRÉ-UNIVERSITÁRIOUFLA

Título alternativo: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PRACTICES TO TEACH THE CELL DEVELOPED DURING THE BIOLOGY SUBJECT AT UFLA??S PRE-UNIVERSITY SUPPORT PROGRAM

Autoria de: Marllon Moreti de Souza Rosa

Orientação de: Antonio Fernandes Nascimento Junior

Presidente da banca: Antônio Fernandes Nascimento Júnior

Primeiro membro da banca: Marina Battistetti Festozo

Segundo membro da banca: Laise Vieira Gonçalves

Palavras-chaves: Ensino de Biologia, História e Filosofia da Ciência, Metodologia da Problematização, Dinâmica de Grupo, Aulas Expositivas-dialogadas

Data da defesa: 25/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 26/08/2020

Data da publicação: 26/08/2020

Referência: Rosa, M. M. d. S. UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CÉLULA DESENVOLVIDAS DURANTE A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO PROGRAMA DE APOIO PRÉ-UNIVERSITÁRIOUFLA. 2020. 99 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Programas de Extensão nas Universidades Federais Brasileiras são uma conquista popular, com a preocupação principal de manter vínculos entre a Instituição de ensino e pesquisa e a sociedade. Além disso, exerce grande importância na democratização do conhecimento científico e, a partir disso, possível transformação da sociedade. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo relatar e analisar o desenvolvimento de uma sequência didática de dez aulas para o ensino de Biologia Celular em um programa de extensão da Universidade Federal de Lavras, MG. As atividades foram executadas no Programa de Apoio Pré-Universitário (Pré-Uni) UFLA durante a disciplina de Biologia. As práticas pedagógicas se deram a partir do entendimento da importância de considerar os estudantes como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foram utilizadas como estratégias pedagógicas Aulas Expositivas-dialogadas entendendo os elementos contextuais e considerando a realidade dos estudantes para o desenvolvimento das práticas, Metodologia da Problematização, História e Filosofia da Ciência e Dinâmica de Grupo. As aulas foram avaliadas por escrito pelos estudantes e, posteriormente, essas avaliações foram analisadas qualitativamente através da Categorização temática que se deriva da Análise de Conteúdo. Os resultados das análises apontam que as aulas expositivas não devem ser encaixotadas e esquecidas, no entanto, devem ser aprimoradas, considerando o contexto dos estudantes, a fim de possibilitar maior significação dos conceitos na vida dos alunos. Além disso, a utilização de metodologias alternativas de ensino aliadas a aulas expositivas-dialogadas, e além disso contextualizar histórico-filosoficamente os temas de Biologia, pode potencializar o processo educativo, uma vez que um viés que favorece a motivação, o encantamento e a participação dos estudantes é promovido. Nesse sentido, entendemos que tais fatores são fundamentais para propiciar aos estudantes subsídios para que atuem ativamente na sociedade.

Abstract: Extension Programs at Brazilian Federal Universities are a popular conquest, and its primary concern is to maintain links between the educational and research institution and the society. Moreover, it has great importance in the democratization of scientific knowledge and, throughout this, possible transformation of the society. Thus, this paper aims to report and analyze the development of a didactic sequence of ten classes for teaching Cell Biology in an extension program of the Federal University of Lavras, MG. The activities were developed in UFLA??s Pre-University Support Program (Pre-Uni) during the first academic semester of 2019 in the subject of Biology. The practices were based on the understanding of the importance of considering students as protagonists and active people in the teaching-learning process. Therefore, the pedagogical strategies used were Expository-dialogueal classes understanding the contextual elements e considering the reality of students to the development of the pedagogical practices, Methodology of Problematization, the Historical-philosophical contextualization of Science and Group Dynamics. The pedagogical practices were evaluated by the students and these evaluations were analyzed qualitatively through the thematic categorization that arise from the content analysis. The results of analysis point to the expository classes should not be boxed and forgotten, however, these classes must be enhanced, in order to enable greater significance of the concepts in the student??s life. Besides that, the use of alternative methodologies teaching and also contextualize historically-philosophically themes about Biology, can potentialize the educational process, since a bias that favors motivation, enchantment and student participation is promoted. In this sense, we understand that such factors are fundamental to allow conditions to the students so that they can act actively in the Society.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20201201620687

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44830

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marllon Moreti de Souza Rosa e Universidade Federal de Lavras

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