SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Título alternativo: ANALYSIS OF THE MOVIE INHERIT THE WIND DISCUSSION POSSIBILITIES IN THE TRANING OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS

Autoria de: Julia Amorim Monteiro

Orientação de: Antonio Fernandes Nascimento Junior

Presidente da banca: Antonio Fernandes Nascimento Junior

Primeiro membro da banca: Laise Vieira Gonçalves

Segundo membro da banca: Luiz Roberto Takayama

Palavras-chaves: Formação de Professores, Cinema, Evolução, Religião, Ciência e Biologia

Data da defesa: 29/07/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 04/08/2020

Data da publicação: 04/08/2020

Referência: Monteiro, J. A. ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2020. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Ao falar de formação de professores, é necessário pensar em uma formação que envolva aspectos culturais, políticos, sociais, éticos, morais e estéticos. Isso acontece devido ao fato de essa profissão estar intimamente relacionada com a formação de outras pessoas, que deverão ser formadas em um sentido crítico e para a cidadania. Pensando nisso, e entendendo o cinema como arte fundamental na formação de professores, este trabalho tem como objetivo analisar o filme ??O vento será tua herança?? (1999) buscando suscitar as discussões que este pode levantar em um ambiente de formação de professores de Ciências e Biologia. O filme retrata o famoso julgamento de Scopes, uma história real em que um professor foi julgado por ensinar a teoria da Evolução nos Estados Unidos em 1925. Para análise do filme foi utilizada a metodologia de pesquisa de Análise de Conteúdo. Ao analisar o filme foi possível encontrar fotogramas que se enquadravam em eixos comuns e, por isso, utilizou-se a categorização temática para organizá-las

Abstract: When talking about teacher training, it is necessary to think about training that involves cultural, political, social, ethical, moral and aesthetic aspects. This is due to the fact that this profession is closely related to other people formation, who must be formed in a critical sense and for citizenship. Thinking about it, and understanding cinema as a fundamental art in teacher training, this paper aims to analyze the movie ??Inherit the Wind?? (1999) seeking to raise the discussions that it can evoke in an environment of science and biology teacher training. The movie portrays the famous Scopes trial, a true story in which a professor was tried for teaching the evolution theory in the United States in 1925. For the analysis of the movie, the Content Analysis research methodology was used. When analyzing the film, it was possible to find frames that fit into common axes and, therefore, thematic categorization was used to organize them. The categories found were called ??Freedom of Expression??, ??Science and

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20201201620689

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45184

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Julia Amorim Monteiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo