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Título: O PENSAMENTO EVOLUTIVO NO CURRÍCULO DE BIOLOGIA ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Título alternativo: THE EVOLUTIONARY THINKING ON THE BIOLOGY CURRICULUM BIBLIOGRAPHIC STUDY

Autoria de: Sofia Domingues Carvalhaes

Orientação de: Marcio Magalhaes da Silva

Presidente da banca: Márcio Magalhães da Silva

Primeiro membro da banca: Marina Battistetti Festozo

Segundo membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Palavras-chaves: currículo de biologia, pedagogia histórico-crítica, teoria da evolução, ensino de biologia, educação científica

Data da defesa: 28/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 09/09/2020

Data da publicação: 09/09/2020

Referência: Carvalhaes, S. D. O PENSAMENTO EVOLUTIVO NO CURRÍCULO DE BIOLOGIA ESTUDO BIBLIOGRÁFICO . 2020. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: A escola é uma instituição que se ocupa da formação humana e para a pedagogia histórico-crítica sua função precípua é a socialização dos conhecimentos clássicos desenvolvidos ao longo da história, para o desenvolvimento de uma concepção de mundo materialista, histórica e dialética, comprometida com a transformação estrutural da sociedade. Assim, o currículo escolar deveria ser organizado a partir dos conceitos centrais para as ciências, a filosofia e as artes e a teoria da evolução, sendo fundamental para a consolidação da biologia enquanto ciência deveria ser estruturante do currículo dessa disciplina. Dessa forma, o presente trabalho investiga o cenário da pesquisa brasileira a respeito do lugar que a teoria da evolução de Darwin ocupa no ensino de biologia por meio de um estudo bibliográfico. Foram encontrados artigos sobre propostas de construção do componente curricular ??Ciências da Natureza?? e análises de currículos estaduais já construídos, propostas pedagógicas para o ensino de evolução, sobre a teori

Abstract: The School is an institution that is responsible for the formation of individuals and groups, and for the Historical-Critical Pedagogy its primary function is the socialization of classical knowledge developed throughout the history of humanity, for the development of a materialistic, historical and dialectical world conception, and committed to the structural transformation of society. Thus, the school curriculum should be organized based on the central concepts for sciences, philosophy, and arts. And the the evolution theory being fundamental for the consolidation of Biology as a Science should be structuring this discipline curriculum. Thereby, the work investigates the scenario of Brazilian research regarding the place that Darwin??s theory ocupies in the Biology teaching from a bibliographic study. The publications were selected from the reading of their abstracts, aiming at those that dealt with the evolution theory and the biology teaching in basic education. Articles were found about proposals for the

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20201201711929

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45081

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sofia Domingues Carvalhaes e Universidade Federal de Lavras

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