SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)

Título alternativo: THE INCLUSION OF STUDENTS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF LAVRAS (UFLA)

Autoria de: Tamyres de Fátima dos Santos

Orientação de: Nathalia Maria Resende

Presidente da banca: Nathália Maria Resende

Primeiro membro da banca: Marina Battistetti Festozo

Segundo membro da banca: Wanderson Samuel Moraes de Souza

Palavras-chaves: Diversidade, Ensino Superior, Inclusão, NEE, Deficiência

Data da defesa: 10/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 05/09/2020

Data da publicação: 05/09/2020

Referência: Santos, T. d. F. d. A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA). 2020. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE), por muito tempo foram excluídos de qualquer participação na educação e ainda hoje precisam de ações para ter seus direitos garantidos. No Ensino Superior existe um ingresso gradual e contínuo destes estudantes. Desta forma, esta pesquisa buscou averiguar, a partir de análise documental, quais são as ações adotadas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) para garantir a inclusão, permanência e participação de estudantes com NEE. A partir desse estudo acredita-se que será possível aumentar a conscientização da importância da inclusão dos estudantes NEE no Ensino Superior, contribuindo para a promoção das questões relativas à essa temática, além de auxiliar à formação de um panorama da diversidade na Educação Superior brasileira. Pode-se concluir que a UFLA possui uma estrutura física e organizacional preparada para receber e acolher esse público, embora ainda haja alguns obstáculos como a falta de verbas, falta de interesse do corpo docente à formação

Abstract: Students with special educational needs (SEN) have for a long time been excluded from any participation in education and still today need actions to have their rights guaranteed. In Higher Education there is a gradual and continuous entry of these students. Thus, this research sought to ascertain, based on documentary analysis, what are the actions taken by the Federal University of Lavras (UFLA) to guarantee the inclusion, permanence and participation of students with SEN. From this study, it is believed that it will be possible to raise awareness of the importance of including SEN students in Higher Education, contributing to the promotion of issues related to this theme, in addition to helping to form a panorama of diversity in Brazilian Higher Education. It can be concluded that UFLA has a physical and organizational structure prepared to receive and welcome this audience, although there are still some obstacles, such as the lack of funds, the lack of interest of the teaching staff in specific and continu

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20201201712127

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44909

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tamyres de Fátima dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo