SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DA ASSEMBLEIA DE LARVAS DE TRICHOPTERA DO RIBEIRÃO ÁGUA VERDE NO PARQUE ESTADUAL SERRA DA BOA ESPERANÇA (PESB).

Autoria de: Eduarda Natalia de Carvalho Assis

Orientação de: Dayse Lucy Medeiros Carneiro Resende

Presidente da banca: Dayse Lucy Medeiros Carneiro Resende

Primeiro membro da banca: Larissa de Fátima Ribeiro Silva

Segundo membro da banca: Ludmilla Rodrigues Pimenta Alvarenga

Palavras-chaves: Insetos Aquáticos, Período seco, Período chuvoso, Ambientes Lóticos, PCA.

Data da defesa: 12/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 03/06/2021

Data da publicação: 03/06/2021

Referência: Assis, E. N. d. C. COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DA ASSEMBLEIA DE LARVAS DE TRICHOPTERA DO RIBEIRÃO ÁGUA VERDE NO PARQUE ESTADUAL SERRA DA BOA ESPERANÇA (PESB).. 2021. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho teve como objetivo descrever a assembleia de larvas de Trichoptera presente no Ribeirão Água Verde do Parque Estadual Serra da Boa Esperança, em Boa Esperança ???????? MG, bem como verificar quais as variáveis abióticas interferiram na composição e distribuição desta assembleia. Colaborando assim para o conhecimento sobre a fauna de invertebrados bentônicos do Estado de Minas Gerais. As coletas foram realizadas no período seco e no período chuvoso), em seis pontos ao longo do ribeirão. Primeiramente foram registradas as medidas das variáveis abióticas (largura do ribeirão, profundidade média, velocidade de correnteza e temperatura da água). Concomitantemente, foi coletada uma amostra de água para calcular o teor de oxigênio dissolvido e o pH em laboratório. Em seguida, com o auxílio de um amostrador foi realizada a amostragem das larvas e foram identificadas até nível de gênero. Com estes dados foram realizadas uma Análise de Componentes Principais (PCA) para verificar quais variáveis abióticas interferiram na assembleia e uma Análise de Similaridade de Cluster para avalir a semelhança entre os pontos. As análises foram realizadas separadamente para cada período. A PCA demonstrou que as variáveis abióticas largura do ribeirão e oxigênio dissolvido influenciaram positivamente na estruturação da assembleia no período seco, e as variáveis largura do ribeirão e velocidade da correnteza no período chuvoso. A análise de similaridade de Cluster evidenciou que os pontos P2 e P6 foram similares no período seco quanto à composição de larvas de Trichotpera, e os pontos P2 e P3 no período chuvoso. Portanto, houve diferenças quanto a composição da assembleia ao longo das estações do ano.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20202201420927

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47402

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Eduarda Natalia de Carvalho Assis e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo