SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: CURRÍCULO, REALIDADE SOCIOAMBIENTAL E HISTÓRIA ECOLÓGICA DO SUL DE MINAS GERAIS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO DO CAMPO

Título alternativo: CURRICULUM, SOCIO-ENVIRONMENTAL REALITY AND ECOLOGICAL HISTORY OF THE SOUTH OF MINAS GERAIS CONTRIBUTIONS TO FIELD EDUCATION

Autoria de: Lais Aparecida Nasare

Orientação de: Josue Humberto Barbosa

Presidente da banca: Josué Humberto Barbosa

Primeiro membro da banca: Flavia de Freitas Coelho

Segundo membro da banca: Laise Vieria Gonçaves Ribeiro

Palavras-chaves: Educação do Campo, História Ecológica, Realidade Socioambiental, Fundamentos da Educação, Formação de Professores.

Data da defesa: 08/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 16/06/2021

Data da publicação: 16/06/2021

Referência: Nasare, L. A. CURRÍCULO, REALIDADE SOCIOAMBIENTAL E HISTÓRIA ECOLÓGICA DO SUL DE MINAS GERAIS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2021. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esse trabalho teve por objetivo realizar uma pesquisa qualitativa em educação, por meio de análise de conteúdo de documentos e obras bibliográficas, com intuito de contribuir para o currículo de uma escola ruralcampo situada no Sul de Minas Gerais. Para isso, procuramos desenvolver bases teóricas, metodológicas e conteúdos curriculares para subsidiar a educação no campo a partir das características de sua realidade socioambiental local comparada à sua trajetória histórico-ecológica, contribuindo assim para o ensino de Ciências Biológicas. Diante da realidade dos alunos do campo e objetivando preservar sua cultura e as características ambientais locais, metodologicamente nos propomos construir um estudo socioambiental e histórico-ecológico que partisse do presente para passado definindo, primeiramente, o surgimento da educação do campo e os contrapontos do currículo com a realidade dos sujeitos em segundo lugar, as trajetórias e as perspectivas atuais em terceiro, a atualidade socioambiental da região do rio Grande em quatro, os aspectos da história ecológica da mesma região entre os séculos XVIII e XIX e em quinto, a elaboração de uma proposta pedagógica para uma educação no campo que respeite a realidade sul mineira. Logo, uma análise qualitativa em educação e sistematização dos aspectos descritivos sobre a realidade ambiental e a histórica ecológica da região do rio Grande, desenvolvida para a realização de atividades práticas curriculares para ser trabalhada com professores do ensino fundamental, complementando os conteúdos na área de Ciências Biológicas. Avalia-se que o estudo permitiu refletir a respeito do uso dos registros históricos e atuais, o que conduziu para a realização de um trabalho interdisciplinar entre as ciências biológicas, história e educação, além de proporcionar o entendimento da trajetória ecológica e da realidade atual da região do rio Grande - Sul de Minas Gerais.

Abstract: This work aims to conduct qualitative research in education through content analysis of documents that support the development of a curriculum for a rural schoolcountryside located in the south of Minas Gerais, contributing with theoretical and methodological bases to support rural education based on the characteristics of its socio-environmental reality, its historical-ecological trajectory, and build content in Biological Sciences in the face of the reality of students in the field, to preserve the culture and local environmental characteristics. Seeking the success of this purpose, it moved from the present to the past. First, it defined the emergence of rural education, the counterpoints of the curriculum, and the reality of the subjects. Second, the trajectories and current perspectives Third, the current socio-environmental situation in the region from the Rio Grande. Fourth, aspects of the ecological history of the rivers locality in the eighteenth and nineteenth centuries, and fifth, education in the countryside to respect the reality of southern Minas Gerais. Therefore, from the qualitative analysis in education and systematization of the descriptive aspects about the environmental reality and the ecological history of the Rio Grande region, this proposal for a practical curricular activity was developed to be worked with elementary school teachers to complete the contents in the Biological Sciences area and contribute to the teaching in rural schools. In the end, this study allowed us to reflect on the use of historical records that led to interdisciplinary work between biological sciences, history, and education, in addition to providing an understanding of the ecological trajectory and the current reality in the region of Rio Grande - South of Minas Gerais.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20202201610281

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47446

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lais Aparecida Nasare e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo