SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: O CAMINHO DO FEIJÃO UM DIÁLOGO ENTRE A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Título alternativo: BEAN??S WAY A DIALOGUE BETWEEN FOOD PRODUCTION AND ENVIRONMENTAL EDUCATION FROM A COMIC BOOK Monografia

Autoria de: Heitor Vieira Passos

Orientação de: Marina Battistetti Festozo

Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo

Primeiro membro da banca: Celso Vallin

Segundo membro da banca: Laise Vieira Gonçalves

Palavras-chaves: educação ambiental, educação ambiental crítica, alimentação, arte, histórias em quadrinhos

Data da defesa: 11/12/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 08/03/2021

Data da publicação: 08/03/2021

Referência: Passos, H. V. O CAMINHO DO FEIJÃO UM DIÁLOGO ENTRE A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS. 2021. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Em seu início, a Educação Ambiental apresentava um aspecto pragmático quanto ao seu olhar sobre a natureza propondo ações individuais relacionadas ao uso dos recursos tais como a separação do lixo e a economia de recursos hídricos desvinculadas do contexto histórico, político e social, sem levar em consideração a complexidade e a história das relações do ser humano com o ambiente em que vive. Posteriormente, a Educação Ambiental foi reconhecida como um campo plural que comporta certa variedade de correntes de pensamento. Existem diferenças entre uma prática que educa e uma que adestra os estudantes. Podemos ainda nos dias de hoje observar quão difundida é a educação bancária. Com processos mecânicos de ensino, muitas vezes, deixa-se de tomar as práticas sociais como objeto de aprendizagem, como o que ocorre com a alimentação, em específico a própria alimentação escolar. Nossos levantamentos de dados preliminares junto a crianças e jovens de escolas públicas estaduais de Lavras demonstraram que eles desconhece

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20202201611171

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47282

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Heitor Vieira Passos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo