SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: ??CARA A CARA VEGETAL?? UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE SISTEMÁTICA VEGETAL

Autoria de: Ana Carolina Martins Pereira

Orientação de: Suzana Maria dos Santos Costa

Presidente da banca: Suzana Maria dos Santos Costa

Primeiro membro da banca: Antonio Massensini Junior

Segundo membro da banca: Ana Luisa Arantes Chaves

Palavras-chaves: Negligência botânica, Jogos didáticos, ??Cara a Cara Vegetal??, Diversidade, Botânica

Data da defesa: 20/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 23/04/2021

Data da publicação: 23/04/2021

Referência: Pereira, A. C. M. ??CARA A CARA VEGETAL?? UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE SISTEMÁTICA VEGETAL. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O ensino de botânica tem um grande valor dentro das Ciências Biológicas. Entretanto, em decorrência da complexidade de termos e nomenclaturas, é visto muitas vezes como desestimulante e sistematizado. Esse desinteresse pelo tema pode ser justificado pela ??negligência botânica??, um fenômeno que consiste na dificuldade que os seres humanos têm em perceber as plantas ao redor e pensarem nelas apenas como cenário para a vida animal. Com isso, a sociedade caminha para um cenário no qual as pessoas não conhecem a grande importância das plantas no biociclo. Os jogos didáticos são ferramentas aliadas à aprendizagem, quando são associados às aulas teóricas, e podem ser elaborados de forma que atendam as particularidades dos alunos. A disciplina de Morfologia e Sistemática Vegetal, é oferecida em diversos cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ela traz conceitos fundamentais para a formação acadêmica de cursos como Ciências Biológicas, Agronomia e Engenharia Florestal. Os alunos da disciplina têm diferentes perfis, muitos deles cresceram em contato com a natureza na zona rural e possuem uma bagagem grande de experiências, mas outros alunos não tiveram ou não têm este contato. Considerando o potencial da aplicação dos jogos didáticos e a necessidade da utilização de novos recursos que superem a negligência botânica, o presente trabalho visa propor um jogo intitulado ??Cara a Cara Vegetal?? que poderá compor as aulas práticas e teóricas da disciplina ou momentos paralelos de aprendizagem em temas de diversidade e sistemática vegetal.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20202201611175

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47518

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Carolina Martins Pereira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo