SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: CONTRIBUIÇÕES DOS ETNOCONHECIMENTOS SOBRE INSETOS AO APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE SÃO PAULO

Título alternativo: CONTRIBUTIONS OF ETHNOKNOWLEDGE ABOUT INSECTS TO LEARNING IN THE SUBJECT OF BIOLOGY AT A TECHNICAL SCHOOL IN SÃO PAULO

Autoria de: Thamiris Gabrielle Bibiano

Orientação de: Brigida de Souza

Coorientação de: Prof. Dr. Ernesto de Oliveira Canedo Júnior

Presidente da banca: Profa. Dra. Brígida de Souza

Primeiro membro da banca: Prof. Dr. Ernesto de Oliveira Canedo Júnior

Segundo membro da banca: Profa. Ms. Bárbara Cristina Heitor Silva

Terceiro membro da banca: Profa. Dra. Graziele Santiago da Silva

Palavras-chaves: Educação, Ensino Fundamental, Entomologia, Recursos Pedagógicos, Representações Sociais.

Data da defesa: 09/08/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 10/08/2021

Data da publicação: 10/08/2021

Referência: Bibiano, T. G. CONTRIBUIÇÕES DOS ETNOCONHECIMENTOS SOBRE INSETOS AO APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE SÃO PAULO. 2021. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Os insetos têm sido cada vez mais estudados por estarem ligados ao humano em aspectos como o social, ecológico e econômico. Para compreender o ponto de vista das pessoas diante das circunstancias inseto-ser humano ao longo do tempo, a etnoentomologia busca analisar os conhecimentos, percepções, classificação e sua utilização em diversos grupos sociais. Durante a formação escolar do aluno, a disciplina de Biologia deveria contemplar todos esses aspectos permitindo com que professores possam trabalhar de maneiras diversificadas sobre a classe Insecta, já que esse grupo conta com uma grande diversidade de espécies compostas por enorme número de indivíduos. A escola tem o papel fundamental em mediar os conhecimentos prévios dos estudantes e os conhecimentos científicos a fim de que esses se somem para a formação do cidadão crítico. Dessa maneira, utilizar os conhecimentos prévios advindos das interações sociais com a família e a comunidade, além do contato que possuem com meios midiáticos, é contextualizar o conteúdo a ser desenvolvido proporcionando um dinamismo entre alunoprofessor no processo de ensino-aprendizagem, despertando nos discentes a capacidade de identificar os indivíduos representantes do grupo, suas importâncias e perceber a interação dos insetos com o ser humano. Sabendo que os estudantes possuem qualquer etnoconhecimento sobre os insetos, este trabalho buscou verificar se eles são capazes de compreender melhor os ensinamentos sobre a classe Insecta na disciplina de Biologia, por meio da aplicação de um questionário virtual estruturado, com questões discursivas e de múltipla escolha, através da ferramenta Google Forms®, com as turmas de 3º ano do Ensino Médio, da Escola Técnica Estadual Antônio de Pádua Cardoso, na cidade de BatataisSP. Os dados obtidos demonstraram uma riqueza em relação a esses conhecimentos, ao relatarem experiências tanto negativas quanto positivas. Diferente de muitos trabalhos em que uma porcentagem considerável dos participantes não reconhece a importâncias dos insetos, seja na relação para com o homem ou diretamente com a natureza, o resultado desta pesquisa revelou unanimidade diante dessa importância. Portanto, para que haja um aprendizado significativo, o abandono da memorização e do conteúdo isolado, é necessário que o docente aborde as questões sociais e culturais em que os estudantes estão inseridos, desenvolvendo o conteúdo sobre insetos além das questões ecológicas e situações pejorativas como a associação das transmissões de doenças, pois é diante da formação desses discentes que se deve proporcionar subsídios para que sejam cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Com a retomada das aulas presenciais e possíveis oportunidades é fundamente o desenvolvimento de outros trabalhos nesta área, maior número de participantes, abrangendo diferentes escolas da cidade e região e em outros estados do país, para que se possa compreender a dinâmica das relações e concepções sobre os insetos nas mais variáveis localidades.

Abstract: Insects have been increasingly studied for being linked to man in aspects such as social, ecological and economic. To understand peoples point of view regarding insect-man circumstances over time, ethnoentomology seeks to analyze knowledge, perceptions, classification and its use in various social groups. During the students education, the discipline of Biology should contemplate all these aspects, allowing teachers to work in different ways on the Insecta class, since this group has a great diversity of species composed of a huge number of individuals. The school has a fundamental role in mediating students prior knowledge and scientific knowledge so that these can be added to the formation of critical citizens. In this way, using prior knowledge arising from social interactions with the family and the community, in addition to the contact they have with the media, is to contextualize the content to be developed, providing a dynamism between the student-teacher in the teaching-learning process, awakening in the students the ability to identify the individuals representing the group, their importance and perceive the interaction of insects with humans. Knowing that students who have any ethnoknowledge about insects, this work sought to verify if they are able to better understand the teachings about the Insecta class in the Biology discipline, through the application of a structured virtual questionnaire, with discursive and multiple questions choose, through the Google Forms® tool, with the 3rd year high school classes, from the Antônio de Pádua Cardoso State Technical School, in the city of BatataisSP. The data obtained demonstrated a richness in relation to this knowledge, reporting both negative and positive experiences. Unlike many works in which a considerable percentage of participants do not recognize the importance of insects, whether in relation to man or directly with nature, the result of this research revealed unanimity regarding this importance. Therefore, for meaningful learning, abandoning memorization and isolated content, it is necessary for the teacher to address the social and cultural issues in which students are inserted, developing content about insects in addition to ecological issues and pejorative situations such as association of disease transmissions, as it is in the face of the training of these students that subsidies should be provided so that they are critical citizens and active in society. With the resumption of in-person classes and possible opportunities, it is essential to develop other works in this area, a greater number of participants, covering different schools in the city and region and in other states of the country, so that one can understand the dynamics of relationships and conceptions about insects in the most variable locations.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20211201611178

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53698

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thamiris Gabrielle Bibiano e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo