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Título: AMBIENTE CAVERNÍCOLA E PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM ESTUDO A PARTIR DE PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 6º ANO ???? ANOS FINAIS, EM UMA IMPORTANTE REGIÃO CÁRSTICA BRASILEIRA, EM MINAS GERAIS

Autoria de: Ana Clara Moreira Viana

Orientação de: Marconi Souza Silva

Coorientação de: Laise Vieira Gonçalves

Presidente da banca: Marconi Souza Silva

Primeiro membro da banca: Laise Vieira Gonçalves

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Terceiro membro da banca: Camila Oliveira Lourenço

Palavras-chaves: percepção ambiental, representações sociais, educação ambiental, ambientes cavernícolas, divulgação científica

Data da defesa: 19/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 05/12/2021

Data da publicação: 05/12/2021

Referência: Viana, A. C. M. AMBIENTE CAVERNÍCOLA E PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM ESTUDO A PARTIR DE PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 6º ANO ???? ANOS FINAIS, EM UMA IMPORTANTE REGIÃO CÁRSTICA BRASILEIRA, EM MINAS GERAIS. 2021. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Diante da crise socioambiental atual, são necessárias práticas educativas ambientais que contribuam para uma transformação da realidade social. Contudo, uma das dificuldades identificadas, no âmbito da proteção ambiental, se relaciona ao fato de que os indivíduos, inseridos em culturas e grupos socioeconômicos distintos, apresentam diferenças com relação às suas percepções ambientais e suas representações de mundo. Considerada uma etapa fundamental antes da elaboração de atividades de educação ambiental, a análise da percepção ambiental tem sido foco de vários estudos. Ademais, quando se trata da perspectiva ambiental, torna-se importante também conhecer as representações sociais de indivíduos ou grupos. Em 2016, no contexto da execução de um projeto de extensão universitária do Centro de Estudos em Biologia Subterrânea (CEBS), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, foram desenvolvidas atividades educacionais sobre ecologia e conservação de cavernas em uma escola pública do município de Pains-MG, uma importante região cárstica do país. A relevância do desenvolvimento de práticas pedagógicas em educação ambiental que tenham como foco o ambiente cavernícola pode ser justificada com base em vários aspectos. Um deles é o fato de que atividades antrópicas têm causado impactos negativos sobre os ecossistemas subterrâneos, onde podem ser encontradas ricas comunidades de organismos, muitas vezes incluindo espécies restritas a esses ambientes. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi analisar as percepções ambientais e representações sociais sobre cavernas dosas estudantes do 6º do Ensino Fundamental de uma escola pública em Pains. A primeira etapa do projeto de extensão teve como objetivo investigar, através de questionários e desenhos, o imaginário e os conhecimentos prévios dosas estudantes sobre as cavernas. No presente trabalho, por meio das técnicas de análise de conteúdo, foram realizados agrupamentos das respostas e dos desenhos de acordo com elementos comuns. A partir das análises, foi possível identificar que osas estudantes guardam concepções generalistas, superficiais e conservadoras do ambiente cavernícola. Certos desenhos trazem representações das cavernas como ambientes escuros, vazios e sem vida. No que diz respeito aos questionários, foram encontrados trechos que, em sua maioria, apontavam a ausência ou a baixa quantidade de luz nesses ambientes, a aparente baixa temperatura, além do morcego como o principal ou único representante da fauna cavernícola. Também foram identificadas menções a aspectos geológicos (e.g. rochas e espeleotemas), à arte rupestre, além da importância hídrica e da pesquisa científica realizada nesses locais. Entendendo ser fundamental a construção de práticas em educação ambiental sob perspectivas críticas, espera-se que os resultados e as reflexões identificadas na pesquisa possam contribuir para o planejamento de práticas educativas ambientais futuras.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20211201910432

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54259

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Clara Moreira Viana e Universidade Federal de Lavras

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