SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE EM LICENCIATURAS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS

Título alternativo: CURRICULUM AND TEACHER TRAINING IN BIOLOGICAL SCIENCES UNDERGRADUATES AN ANALYSIS BASED ON POLITICAL-PEDAGOGIC PROJECTS OF PUBLIC UNIVERSITIES OF MINAS GERAIS

Autoria de: Samuel Neves Barbosa

Orientação de: Jacqueline Magalhaes Alves

Presidente da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Primeiro membro da banca: Elaine das Graças Frade

Segundo membro da banca: Thales Vinícius Silva

Palavras-chaves: Formação, Currículo, Licenciatura, Docente, BNCC

Data da defesa: 29/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 03/05/2022

Data da publicação: 03/05/2022

Referência: Barbosa, S. N. CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE EM LICENCIATURAS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS. 2022. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho traz uma discussão acerca da formação inicial de professorasprofessores de Ciências e Biologia. Resgata, brevemente, a história da formação de professores no Brasil. Por meio deste trabalho buscamos analisar alguns currículos de formação regidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e pela Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores ???? denominada BNC-Formação, instituída na mesma resolução ???? Resolução CNECP No 22019. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi qualitativa, com escopo na pesquisa documental. A formação continuada docente é fundamental para a leitura das reformas educacionais e o consequente reflexo na desvalorização profissional, nessa perspectiva as DCN2015 conseguem um avanço à formação continuada docente conduzindo à qualificação da prática educativa, por meio de possibilidades de inovação das práticas pedagógicas formativas. À visto disso, compreende-se que existem diferenças entre as propostas apresentadas, sendo a Resolução CNECP nº 022015, destacada como um documento que traz conquistas de diferentes grupos e movimentos sociais e de pesquisadorases, que propõe uma formação que esteja baseada na transformação das desigualdades e reafirma seu compromisso com uma visão de educação emancipatória. Tratando-se da nova Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), sua construção, feita às pressas, e por organizações que sinalizam ser instrumentalistas da educação, o documento tem uma concepção de formação com base na perspectiva de competências e habilidades, que focam a formação de professores produtivistas, caracterizando que o currículo de formação deve se basear na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) voltada à toda a Educação Básica. Com a realização deste trabalho concluiu-se que, no âmbito quantitativo, as Universidades analisadas atendem integralmente ao mínimo que é exigido pelos documentos que normatizam a educação. Contudo, conhecer o contexto e o processo histórico como tais documentos são escritos e sancionados, em particular, nesse momento, a Base Nacional Comum Curricular, inicialmente para a Educação Básica e a partir do final de 2019, também para o Ensino Superior ???? Licenciaturas, é de grande importância para entender os embates que rodeiam essas políticas e os documentos que daí decorrem, pois as novas diretrizes vêm com uma roupagem de um ensino único, desconsiderando as instituições de ensino que estão inseridas em realidades e contextos sócio-históricos diferentes.

Abstract: The present work brings a discussion about the initial formation of teachersteachers of Science and Biology. Briefly rescues the history of teacher training in Brazil. Through this work we seek to analyze some training curricula governed by the National Curriculum Guidelines for the Initial Training of Teachers for Basic Education and by the Common National Base for Initial Teacher Training - called BNC-Formation, established in the same resolution - Resolution CNE CP No 22019. The methodology used for this research was qualitative, with scope in documentary research. The methodology used for this research was qualitative, with scope in documentary research. Continuing teacher education is essential for the reading of educational reforms and the consequent reflection on professional devaluation, in this perspective the DCN2015 achieves an advance in continuing teacher education, leading to the qualification of educational practice, through possibilities of innovation of formative pedagogical practices. In view of this, it is understood that there are differences between the proposals presented, with Resolution CNECP nº 022015 being highlighted as a document that brings achievements of different groups and social movements and of researcherses, which proposes a training that is based on the transformation of inequalities and reaffirms its commitment to an emancipatory vision of education. In the case of the new Common National Base for the Initial and Continuing Training of Basic Education Teachers (BNC-Training), its construction, carried out hastily, and by organizations that signal to be instrumentalists in education, the document has a training concept based on from the perspective of competencies and skills, which focus on the training of productivist teachers, characterizing that the training curriculum must be based on the National Common Curriculum Base (BNCC) aimed at all Basic Education. With the accomplishment of this work, it was concluded that, in the quantitative scope, the analyzed Universities fully meet the minimum required by the documents that regulate education. However, knowing the context and the historical process in which such documents are written and sanctioned, in particular, at that moment, the National Curricular Common Base, initially for Basic Education and from the end of 2019, also for Higher Education - Degrees, It is of great importance to understand the conflicts that surround these policies and the documents that arise from them, as the new guidelines come with the guise of a single teaching, disregarding the educational institutions that are inserted in different socio-historical realities and contexts.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20212201511370

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54619

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Samuel Neves Barbosa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo