SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS ESCOLAS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autoria de: Gabriela Passos Nogueira

Orientação de: Marcio Magalhaes da Silva

Presidente da banca: Márcio Magalhães da Silva

Primeiro membro da banca: Marina Battistetti Festozo

Segundo membro da banca: Breno Pascal de Lacerda Brito

Palavras-chaves: Competências, Socioemocionais, Formação Integral, Perspectiva de Adaptação, Ensino Básico

Data da defesa: 21/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 02/05/2022

Data da publicação: 02/05/2022

Referência: Nogueira, G. P. COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS ESCOLAS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2022. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Este trabalho tem como finalidade fazer uma análise de publicações recentes, disponíveis no Portal de Periódicos da Capes, que discorrem sobre a formação de competências socioemocionais nas escolas, propostas pela BNCC, tendo como fundamentos teóricos para realização desta análise a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Dos trabalhos encontrados apenas 14 foram utilizados para realização da revisão integrativa. Dentre eles, 80 defendem a ideia de uma possível formação integral e positiva por meio da inserção das competências socioemocionais nas escolas, os outros 20 vão na contra mão dos demais, compreendendo as problemáticas da inserção dessas competências no dia a dia da escola e dosas estudantes. Analisando, principalmente, os 80, foi possível compreender como a educação emocional nas escolas está ligada ao controle da mão de obra pelo sistema capitalista, criando ilusões que convencem que inserir o desenvolvimento das competências socioemocionais é, sim, uma vantagem para os processos educacionais e para a vida dos estudantes. Neste trabalho problematiza-se a ideia de competências socioemocionais como temática curricular, e não como dimensão que constitui o ser humano.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20212201620684

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54900

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriela Passos Nogueira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo