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Título: ??VOCÊ VÊ UM ORC NA FLORESTA, E AÍ??? UMA REVISÃO DO USO DE RPG PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Autoria de: Mateus Viza Siqueira

Orientação de: Breno Pascal de Lacerda Brito

Coorientação de: Roberta Smania Marques

Presidente da banca: Breno Pascal de Lacerda Brito

Primeiro membro da banca: Victor Montalvão Moreno

Segundo membro da banca: Érika Garcez da Rocha

Palavras-chaves: revisão, role-play game, efetividade, recurso didático, sistema de jogo.

Data da defesa: 17/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 26/09/2022

Data da publicação: 26/09/2022

Referência: Siqueira, M. V. ??VOCÊ VÊ UM ORC NA FLORESTA, E AÍ??? UMA REVISÃO DO USO DE RPG PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Aulas expositivas são comuns no ensino de Biologia, constantemente com a presença de grandes lacunas de discurso do professor e outros momentos sendo preenchidos de confusão e silêncio por parte dos alunos. Em virtude da necessidade de convencionar métodos alternativos qualificados para o ensino, este estudo objetivou aferir a viabilidade do uso do RPG como meio para a educação nas disciplinas de ciências e biologia no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, respectivamente, através da análise de estudos de cunho científico. Com este intuito, buscou-se, no modelo PRISMA, uma forma de realizar a presente revisão sistemática. Desse modo, a partir dos critérios estipulados, foram analisados um total de 13 artigos que cumprissem o requisito de elegibilidade. Foram considerados elegíveis estudos que cumulativamente tivessem sido aplicados em escolas brasileiras, em língua portuguesa, publicados entre 2009 e 2022, em caráter empírico e a publicados em periódicos para que se pudesse detectar a viabilidade do RPG no ensino de Biologia das escolas brasileiras. Os dados coletados foram separados em dois grupos para, individualmente, serem estudados em razão de suas formalidades e seus méritos. Por esses meios, foi possível concluir a alta factibilidade de aplicação de sistemas de RPG ao ensino, especialmente quando for possível a utilização do contra-turno em instituições de ensino integral.

Abstract: Expository lectures are common in biology teaching, frequently with the presence of large gaps in the teachers speech and the other moments being filled with confusion and silence on the part of students. Due to the need for qualified alternative methods for teaching, this study aimed to assess the feasibility of using role-playing games as a means for education in the disciplines of science and biology in elementary and high school by means of the analysis of scientific studies. Therefore, a way to conduct the present systematic review was sought in the PRISMA model. Thus, based on the stipulated criteria, a total of 13 articles that met the eligibility requirements were analyzed. We considered eligible the studies that cumulatively had been applied in Brazilian schools, in Portuguese, published between 2009 and 2022, empirical in nature and published in journals so that we could detect the feasibility of role-playing games in biology teaching in Brazilian schools. The data collected were separated into two groups to be studied individually according to their formalities and merits. By these means, it was possible to conclude the high feasibility of applying role-playing game systems to teaching, especially when it is possible using the counter-shift in full time teaching institutions.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20221201621262

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mateus Viza Siqueira e Universidade Federal de Lavras

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