SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO BRASIL UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autoria de: Gabriel Zena Bacchi

Orientação de: Marina Battistetti Festozo

Coorientação de: Maíra Akemi

Presidente da banca: Marina Batisttetti Festozo

Primeiro membro da banca: Maira Akemi Toma

Segundo membro da banca: Carolina de Sousa Oliveira

Terceiro membro da banca: Mariana Nayara Bonilha de Andrade

Palavras-chaves: alimentação escolar, educação ambiental crítica, segurança alimentar, pedagogias críticas transformadoras, soberania alimentar.

Data da defesa: 15/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 27/09/2022

Data da publicação: 27/09/2022

Referência: Bacchi, G. Z. A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO BRASIL UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2022. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A Educação Ambiental encontra dificuldades de inserção real na escola, especialmente a partir de uma abordagem crítica. De outro lado, a alimentação escolar, presente em todas as escolas brasileiras, com enorme potencial pedagógico, não tem sido suficientemente tratada no espaço escolar. Desta forma, pretendemos neste trabalho entender, analisar e iniciar a discussão do papel e importância dos solos e da produção de alimentos na educação ambiental, dentro de uma perspectiva crítica, a partir do desenvolvimento de uma proposta pedagógica na escola Municipal Umbelina Azevedo Avellar da cidade de Lavras. Partindo do entendimento dos processos de formação do solo e sua importância para a produção de alimentos, passando pelos tipos de produção alimentar, até chegarmos na alimentação escolar. Foi planejada e ministrada uma sequência de 3 aulas em parceria com o professor de Geografia da escola, com duas turmas de 6? anos, em que no decorrer das aulas foram utilizados um experimento de erosão do solo como recurso didático e elementos audiovisuais como fotos dos modelos agrícolas e música para trabalhar de forma mais lúdica, mas de forma crítica e contextualizada. Durante as aulas procuramos contribuir para o entendimento de que os modelos de produção alimentar possuem relações próprias e cuidados diferentes com o solo, como também consequências desses modos de fazer agricultura no nosso cotidiano, de forma a desenvolver um olhar mais reflexivo e crítico sobre como nos relacionamentos com o ato de se alimentar, e a importância que ele tem. Após o desenvolvimento do trabalho, reforçamos a importância de tomar a alimentação (saudável) como um dos pilares político-estratégicos para o desenvolvimento de processos educacionais centrados nas relações histórico-sociais, visando a compreensão e atuação dos cidadãos e futuros cidadãos em prol de uma sociedade que garanta a segurança e soberania alimentar de sua população.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20221201621537

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriel Zena Bacchi e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo