SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: AUDIO-VISUAL E ENSINO DE BIOLOGIA UMA ANÁLISE DE QUATRO CENAS D????O AUTO DA COMPADECIDA PARA SUSCITAR DEBATES EM SALA DE AULA

Título alternativo: AUDIO-VISUAL AND BIOLOGY TEACHING AN ANALYSIS OF FOUR SCENES FROM AUTO DA COMPADECIDA TO RAISE DEBATES IN THE CLASSROOM

Autoria de: Ingrid Eliete dos Santos Barbosa

Orientação de: Breno Pascal de Lacerda Brito

Coorientação de: Virgínia Jangrossi

Presidente da banca: Breno Pascal de Lacerda Brito

Primeiro membro da banca: Marina Battistetti Festozo

Segundo membro da banca: Vilma Carla Martins Silva

Palavras-chaves: Análise fílmica, Biologia, Ensino Médio, Cinema, Temas Contemporâneos Transversais.

Data da defesa: 14/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 17/03/2023

Data da publicação: 17/03/2023

Referência: Barbosa, I. E. d. S. AUDIO-VISUAL E ENSINO DE BIOLOGIA UMA ANÁLISE DE QUATRO CENAS D????O AUTO DA COMPADECIDA PARA SUSCITAR DEBATES EM SALA DE AULA . 2023. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo utilizar a análise fílmica de cenas do filme brasileiro O Auto da Compadecida como recurso metodológico para promover debates que envolvem os conteúdos da Biologia para o Ensino Médio articulados com Temas Contemporâneos Transversais, como Multiculturalismo, Meio Ambiente e Educação Ambiental. Foi realizada a exploração e decomposição de cenas para analisar elementos como sons, figurino, cenário, movimentos, cores, linhas, ângulos, perspectivas e harmonia para gerar discussões interligando os componentes curriculares da Biologia, Cinema e questões relacionadas ao racismo, ao sertão, à religião e preconceitos nas construções sociais e imagéticas. A investigação realizada neste trabalho apontou que a análise fílmica pode ser uma potencializadora do processo de ensino-aprendizgem por considerar as emoções, afetividades e a motivação dos estudantes e por possibilitar que ampliem a visão sobre Biologia ao reconhecê-la permeada por contextos históricos, sociais, culturais, eco

Abstract: The present work aims to use the film analysis of scenes from the Brazilian film O Auto da Compadecida as a methodological resource to promote debates involving the contents of Biology for High School articulated with Transversal Contemporary Themes, such as Multiculturalism, Environment and Environmental Education. The exploration and representation of scenes was carried out to analyze elements such as children, costumes, scenery, movements, nuclei, lines, angles, perspectives and harmony to generate interconnected discussions the curricular components of Biology, Cinema and issues related to racism, the sertão, to religions and prejudices in social and imagery constructions. The investigation carried out in this work provoked that film analysis can be a potentiator of the teaching-learning process by considering the emotions, affectivities and motivation of students and by enabling them to broaden their view of Biology by recognizing it permeated by historical, social contexts , cultural, psychological and

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20222201611168

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ingrid Eliete dos Santos Barbosa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo