SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA ABORDAGEM CORPORIFICADA

Título alternativo: The Teaching of Biological Sciences through Embodiment

Autoria de: Laila Nunes Choudhury

Orientação de: Thiago da Cunha Nascimento

Presidente da banca: Thiago da Cunha Nascimento

Primeiro membro da banca: Antônio Fernandes Nascimento Junior

Segundo membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Terceiro membro da banca: Aline Barreto Costa Braga

Palavras-chaves: Corporificação, Ensino-aprendizagem, Conceitos abstratos, Biologia, Plano de aula

Data da defesa: 17/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 17/03/2023

Data da publicação: 17/03/2023

Referência: Choudhury, L. N. O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA ABORDAGEM CORPORIFICADA. 2023. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver estratégias para o ensino de conceitos abstratos das Ciências Biológicas baseados na Linguística cognitiva e no conceito de corporificação. Para isso, o trabalho discute o processo de ensino-aprendizagem de conceitos abstratos à luz da Linguística Cognitiva em uma perspectiva corporificada e multimodal, apresenta estratégias de ensino baseadas nos níveis da realidade de Johnstone, na corporificação da Linguística cognitiva e nos modos semióticos dos Estudos em Multimodalidade. Além disso, descreve a aplicação dessas estratégias em um plano pré-pedagógico.

Abstract: This study aims to develop strategies for teaching abstract concepts in Biological Sciences based on Cognitive Linguistics and the concept of embodiment. To achieve this, the study discusses the teaching-learning process of abstract concepts in the light of Cognitive Linguistics from an embodied and multimodal perspective, presents teaching strategies based on Johnstones levels of reality, the embodiment of Cognitive Linguistics, and the semiotic modes of Multimodality Studies. Additionally, the study describes the application of these strategies in a pre-pedagogical plan.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20222201611172

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Laila Nunes Choudhury e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo