SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: DESANUVIANDO OS SENTIDOS EXPERIÊNCIA E NATUREZA DAS CIÊNCIAS NO CONTRAPONTO DO DISCURSO COACHING

Título alternativo: UNWINDING MEANINGS EXPERIENCE AND NATURE OF SCIENCES IN THE COUNTERPOINT OF THE COACHING SPEECH

Autoria de: Beatriz Morrone

Orientação de: Breno Pascal de Lacerda Brito

Presidente da banca: Breno Pascal de Lacerda Brito

Primeiro membro da banca: Frederik Moreira dos Santos

Segundo membro da banca: Ítalo Nascimento de Carvalho

Palavras-chaves: pseudociência, neoliberalismo, letramento científico, ensino de ciências, educação

Data da defesa: 10/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 17/03/2023

Data da publicação: 17/03/2023

Referência: Morrone, B. DESANUVIANDO OS SENTIDOS EXPERIÊNCIA E NATUREZA DAS CIÊNCIAS NO CONTRAPONTO DO DISCURSO COACHING. 2023. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este artigo propõe discutir a importância da incorporação da experiência ao ensino de Natureza da Ciência, como estratégia de enfrentamento ao discurso coaching no Brasil. A principal fonte teórica que fundamenta este estudo é o artigo ??Notas sobre a experiência e o saber de experiência??, de Jorge Larrosa. Além disso, esta pesquisa usa como parâmetro o método Coaching Integral Sistêmico, o maior do Brasil, e a obra ??O Poder da Ação??, ambos desenvolvidos pelo coach brasileiro Paulo Vieira. A experiência em Larrosa é apontada como o elemento central no processo de elaboração dos sentidos que o sujeito dá ao mundo a partir de sua subjetividade, em oposição aos valores neoliberais de homogeneização e estereotipação da experiência cotidiana. Assim, a pesquisa parte da hipótese de que o coaching, enquanto uma prática voltada ao desenvolvimento pessoal pautada na lógica neoliberal, onde generaliza a experiência e, ainda, promove noções equivocadas do trabalho científico, apropriando-se de conceitos da neurociência, da física quântica e da biologia para propor métodos pseudocientíficos, como a reprogramação de crenças. A associação entre experiência e ensino da Natureza da Ciência mostra-se como uma potencial via de superação da narrativa reducionista do coaching sobre a ciência, pois possibilitam no alargamento da experiência do sujeito para uma conexão que parte da dimensão singular para a dimensão universal, ou seja, uma conexão que tenha a capacidade de articular a vida cotidiana com a compreensão da natureza do conhecimento científico e o seu papel na sociedade.

Abstract: This article proposes a discussion about the importance of the incorporation of experience in the teaching of the Nature of Science, as a strategy for facing the coaching speech in Brazil. The main theoretical source that supports this study is the article ??Notes on experience and the knowledge of experience??, by Jorge Larrosa. Besides that, this research uses as a parameter the Integral Systemic Coaching method, the biggest in Brazil, and the work ??The Power of Action??, both of them developed by the Brazilian coach Paulo Vieira. The experience in Larrosa is understood as the central element in the process of elaboration of meanings that the subject gives to the world through hisher subjective, in contrast to the neoliberal values of homogenization and stereotyping of the everyday experience. Thus, the research departs from the hypothesis that the coaching, as a personal development method based on neoliberal logic, generalizes the experience and promotes wrong notions about the scientific work, appropriating concepts from Neuroscience, Quantum Physics, and Biology to propose pseudo scientifical methods, such as the reprogramming of beliefs. The association between the experience and the teaching of the Nature of Science reveals itself as a potential way to overcome the reductionist narrative of the coaching about science, investing in the enlargement of the experience of the subject to one connection that departs from the singular dimension to the universal dimension, in other words, one connection that has the capacity of articulating everyday life with the comprehension of the nature of the scientific knowledge and its role in the society.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20222201720580

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Beatriz Morrone e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo