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Título: Ensino de Ciências e realidade socioambiental na trajetória formativa docente relato e análise de uma experiência de Estágio Supervisionado

Título alternativo: SCIENCE TEACHING AND SOCIAL AND ENVIRONMENTAL REALITY IN TEACHER TRAINING TRAJECTORY REPORT AND ANALYSIS OF A SUPERVISED INTERNSHIP EXPERIENCE

Autoria de: Joice Lima Ferreira

Orientação de: Marina Battistetti Festozo

Coorientação de: Laura Salve Silveira

Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo

Primeiro membro da banca: Laura Salve Silveira

Segundo membro da banca: Ricardo Campos Queixas

Terceiro membro da banca: Rogério Suzana de Freitas Micaela

Palavras-chaves: Formação de professores, Processos Identitários, Ensino não-formal, Quilombo urbano, Ensino de Ciências

Data da defesa: 10/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 16/03/2023

Data da publicação: 16/03/2023

Referência: Ferreira, J. L. Ensino de Ciências e realidade socioambiental na trajetória formativa docente relato e análise de uma experiência de Estágio Supervisionado. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A educação é fundamental para os processos de transformação da sociedade. Em nossa sociedade, a escola é a principal instituição responsável pela educação de seus cidadãos. Entretanto, a escola vem sofrendo diversas negligências por parte do poder público, sendo evidenciadas, como em muitos outros fatos, na desvalorização dos professores. Essa falta de reconhecimento atrelada às difíceis condições de trabalho tendem a causar uma crise nos processos identitários docentes, sendo percebida também durante a formação desses profissionais. Estas questões precisam ser tomadas intencionalmente como objeto de ensino e reflexão na formação de professores, tendo o estágio supervisionado como lócus privilegiado para a compreensão de situações do contexto profissional, bem como o aprendizado de conhecimentos de sua função. Assim, o presente trabalho teve como objetivo relatar e analisar uma experiência de estágio numa associação de bairro como parte da trajetória de formação como professora, contando com uma pesquisa com a comunidade daquele território, visando compreender esta realidade e intervir nela por meio de uma atividade de ensino de ciências . Tivemos como base a metodologia qualitativa por se tratar de processos e fenômenos de relações sociais. Foi utilizada a abordagem da pesquisa-ação para a realização da pesquisa, tendo em vista o caráter de interferência na realidade do local. Para um melhor entendimento da comunidade moradora do entorno da Associação, as estagiárias realizaram entrevistas semiestruturadas com moradores, líderes comunitários e conversaram com as crianças. O roteiro foi composto de perguntas acerca da história do local e as mudanças percebidas ao longo dos anos, bem como a relação dos moradores com o ambiente. Por meio dos relatos foi possível concluir que a região, denominada quilombo urbano, sempre teve influências de religiões de matriz africana, chegando a possuir nove terreiros. Além disso, a construção da Associação presente no local, que oferece aulas de Artesanato, Maracatu, Capoeira Angola e reforço escolar, foi acompanhada de diversas mudanças na comunidade, em especial o trabalho e a promoção da autovalorização dos moradores. Tendo em vista o forte vínculo dos moradores do quilombo com as plantas, as regências desenvolvidas tiveram como tema conceitos básicos de Botânica na relação com o mapeamento ambiental do quilombo, totalizando ao todo quatro encontros com as crianças estudantes da citada instituição de ensino não-formal. A realização do presente trabalho contribuiu para os processos de construção de uma identidade docente, além de salientar a importância de experiências étnico-culturais para a formação de profissionais antirracistas.

Abstract: Education is fundamental for the transformation processes of society. In our society, the school is the main institution responsible for the education of its citizens. However, the school has been suffering several negligences by the government, being evidenced, as in many other facts, in the devaluation of the teachers. This lack of recognition linked to difficult working conditions tends to cause a crisis in the teaching identity processes, which is also perceived during the training of these professionals. These issues need to be intentionally taken as an object of teaching and reflection in teacher training, with the supervised internship as a privileged locus for understanding situations in the professional context, as well as learning knowledge of its function. Thus, the present work aimed to report and analyze an internship experience in a neighborhood association as part of the trajectory of training as a teacher, relying on a survey with the community of that territory, aiming to understand this reality and intervene in it through an activity of science teaching . We used a qualitative methodology as a basis, since it deals with processes and phenomena of social relations. The action-research approach was used to carry out the research, in view of the character of interference in the reality of the place. For a better understanding of the community living around the Association, the interns carried out semi-structured interviews with residents, community leaders and talked to the children. The script was composed of questions about the history of the place and the changes noticed over the years, as well as the residents relationship with the environment. Through the reports, it was possible to conclude that the region, called urban quilombo, has always been influenced by religions of African origin, even having nine terreiros. In addition, the construction of the Association present on the site, which offers Handicraft, Maracatu, Capoeira Angola and school tutoring classes, was accompanied by several changes in the community, in particular work and the promotion of self-esteem for residents. Bearing in mind the strong bond between Quilombo residents and plants, the topics developed were based on basic concepts of Botany in relation to the environmental mapping of the Quilombo, totaling four meetings with student children of the aforementioned non-formal educational institution. . The realization of this work contributed to the processes of construction of a teaching identity, in addition to highlighting the importance of ethnic-cultural experiences for the training of anti-racist professionals.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20222201810652

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joice Lima Ferreira e Universidade Federal de Lavras

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