SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE ÁTOMO RELATO E ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Título alternativo: A PEDAGOGICAL PRACTICE ON ??ATOM?? REPORT AND ANALYSIS OF A CLASS FOR SCIENCE TEACHING

Autoria de: Carolaine Aparecida Castanheira Santos

Orientação de: Marina Battistetti Festozo

Coorientação de: Gabriel Batista Amaral

Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo

Primeiro membro da banca: Antonio Nascimento Fernandes Junior

Segundo membro da banca: Julia Amorim Monteiro

Palavras-chaves: Metodologias Alternativas, Ciências, Átomo, Professor, Ensino

Data da defesa: 20/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 25/07/2023

Data da publicação: 25/07/2023

Referência: Santos, C. A. C. UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE ÁTOMO RELATO E ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. 2023. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: No ensino de ciências nas escolas ainda predomina a utilização da metodologia tradicional de ensino, a expositiva. Este tipo de metodologia se centra na figura do professor, como detentor de todo conhecimento, que não é passível de questionamento. O ensino de átomo é um desafio para o professor, por se tratar de um conhecimento abstrato os estudantes apresentam dificuldade em se apropriarem desse conceito. Sendo assim, ao abordarem o conteúdo de átomos por meio de metodologias tradicionais, os estudantes apresentam dificuldade em compreender esse conceito, por ser exposto de uma forma que se torna maçante. As metodologias de ensino alternativas têm sido defendidas como meios para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para que os estudantes tenham uma melhor apropriação de conteúdos pelos estudantes. Neste tipo de metodologia, os estudantes são levados a participarem ativamente da aula, seus conhecimentos prévios são levados em conta, eles são questionados a todo momento. Dessa forma os estudantes são incentivados a participar ativamente da aula. Assim esse trabalho irá relatar e analisar uma aula em que se utilizou de uma metodologia alternativa no ensino de ciências, especificamente sobre o tema átomo, que de acordo com a Base Nacional Comum Curricular é ministrada para estudantes do 9? ano do Ensino Fundamental. A aula foi ministrada para estudantes da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências, que a avaliaram. Os dados obtidos foram analisados através da Análise de Conteúdo por meio de categorias, de acordo com Minayo e Bardin. A partir dos dados analisados, o uso de metodologias alternativas despertou o interesse dos estudantes, incentivando-os a participarem das aulas, propiciando que eles se apropriaram do conceito de átomos.

Abstract: In science teaching in schools, the use of the traditional teaching methodology, the expository, still predominates.This type of methodology is centered on the figure of the teacher, as the holder of all knowledge, which cannot be questioned.The teaching of atoms is a challenge for the teacher, because it is an abstract knowledge, students have difficulty in appropriating this concept.Therefore, when approaching the content of atoms through traditional methodologies, students have difficulty understanding this concept, as it is exposed in a way that becomes boring.Alternative teaching methodologies have been advocated as means to facilitate the teaching-learning process, contributing to students having a better appropriation of content by students.In this type of methodology, students are encouraged to participate actively in the class, their prior knowledge is taken into account, they are questioned at all times.In this way, students are encouraged to actively participate in the class.Thus, this work will re

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20231201610278

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Carolaine Aparecida Castanheira Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo