SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: Trajetória Formativa Docente a Partir do Estágio Supervisionado Relato Reflexivo de uma Futura Professora de Ciências e Biologia

Autoria de: Esther Vaz Saldanha

Orientação de: Marina Battistetti Festozo

Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo

Primeiro membro da banca: Andreísa Selvati

Segundo membro da banca: Ricardo Campos Queixas

Palavras-chaves: Formação de professores, Estágio, Docência, Reflexão, Teórico-prática

Data da defesa: 26/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 30/07/2023

Data da publicação: 30/07/2023

Referência: Saldanha, E. V. Trajetória Formativa Docente a Partir do Estágio Supervisionado Relato Reflexivo de uma Futura Professora de Ciências e Biologia. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A experiência de estágio, ofertada nos cursos de graduação-licenciatura é de suma importância em toda a trajetória acadêmica de formação de professores, porque é nela que se sintetiza, numa relação teoria e prática, boa parte do conteúdo e reflexões realizadas ao longo dos anos de graduação. As teorias e propostas de pesquisadores amplamente estudados e debatidos nos encontros de estágio aqui em destaque, como por exemplo Dermeval Saviani e Selma Garrido Pimenta se fazem presentes em diferentes momentos vivenciados, se tornando palpáveis, possibilitando ampliação da compreensão a respeito do contexto escolar e seu cotidiano como sala de aula, estudantes, corpo docente, funcionários e estrutura física da escola. Considerando estas questões, este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, apresenta a experiência de quatro períodos de estágio em três escolas diferentes, buscando discutir a dinâmica entre as teorias e as práticas e consequentemente, reflexões e problematizações que complementam a formação de professores. Tem como objetivo trazer um relato sobre a observação crítico-reflexiva de como a prática do estágio é capaz de enriquecer a formação do discente do curso de licenciatura, aprimorando o exercício da educação pautado em uma visão teórico-prática, destacando as dimensões ética, sensível, social e política. O propósito perpassa também pelo entendimento do papel cidadão do professor dentro e fora da sala de aula, da importância do ensino de Ciências para adolescentes e de como a formação crítica foi possível ao estagiar diferentes escolas, sobretudo uma escola da rede estadual de ensino, que preza pela autonomia do docente.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20231201611173

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Esther Vaz Saldanha e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo