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Título: UM OLHAR PARA A INFÂNCIA E RELAÇÕES COM A NATUREZA análise de publicações sobre Educação Ambiental e Educação Infantil

Título alternativo: A LOOK AT CHILDHOOD AND RELATIONS WITH NATURE analysis of publications on Environmental Education and Early Childhood Education

Autoria de: Camila Pugin Moreno Silva

Orientação de: Jacqueline Magalhaes Alves

Presidente da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Primeiro membro da banca: Carolina Faria Alvarenga

Segundo membro da banca: Joyce dos Santos

Palavras-chaves: Infâncias, Crianças, Natureza, Meio Ambiente, Formação de Professores e Professoras

Data da defesa: 25/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 29/07/2023

Data da publicação: 29/07/2023

Referência: Silva, C. P. M. UM OLHAR PARA A INFÂNCIA E RELAÇÕES COM A NATUREZA análise de publicações sobre Educação Ambiental e Educação Infantil. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Por meio deste estudo investigamos a produção acadêmica sobre Educação Ambiental na Educação Infantil ao longo dos últimos 10 anos, utilizando a Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) como fonte de análise. O objetivo foi identificar o que foi produzido sobre o tema, destacando os temas abordados e tendências de pesquisa sobre o assunto. A abordagem desse estudo foi qualitativa baseada na revisão de literatura. A pesquisa revelou que, apesar da abundância de publicações na RevBEA durante esse período, a quantidade de estudos dedicados à relação entre Educação Ambiental e Educação Infantil é limitada. No entanto, foi possível identificar autores e autoras comprometidos com a temática, demonstrando preocupação e engajamento nessa área. Uma reflexão significativa deste estudo é a necessidade de desenvolver um pensamento crítico em relação à Educação Ambiental e refletir sobre a interação das crianças com a natureza. Essa reflexão ressalta a importância de uma formação abrangente, em uma perspectiva contextualizadora e interdisciplinar com professores e professoras, visando práticas educativas e de cuidado transformadoras.

Abstract: Through this study, we investigated the academic production on Environmental Education in Early Childhood Education over the last 10 years, using the Brazilian Journal of Environmental Education (RevBEA) as a source of analysis. The objective was to identify what was produced on the subject, highlighting the topics addressed and research trends on the subject. The approach of this study was qualitative based on the literature review. The research revealed that, despite the abundance of publications in RevBEA during this period, the amount of studies dedicated to the relationship between Environmental Education and Early Childhood Education is limited. However, it was possible to identify authors committed to the theme, demonstrating concern and engagement in this area. A significant reflection of this study is the need to develop critical thinking in relation to Environmental Education and reflect on childrens interaction with nature. This reflection emphasizes the importance of a comprehensive training, in a contextualizing and interdisciplinary perspective with teachers, aiming at transforming educational and care practices.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20231201621260

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Camila Pugin Moreno Silva e Universidade Federal de Lavras

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