SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: ANÁLISE HISTOPATOLÓGICA DOS RINS DE RATOS WISTAR SUBMETIDOS AO TESTE DE TOXICIDADE DÉRMICA COM DOSE REPETIDA DE ACETILCARVACROL

Autoria de: José Henrique Silva Rodrigues

Orientação de: Rafael Neodini Remedio

Presidente da banca: Rafael Neodini Remédio

Primeiro membro da banca: Camila Souza de Oliveira Guimarães

Segundo membro da banca: Cristina Delarete Drummond

Palavras-chaves: morfologia, histologia, patologia, microscopia, controle de carrapatos.

Data da defesa: 14/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 29/07/2023

Data da publicação: 29/07/2023

Referência: Rodrigues, J. H. S. ANÁLISE HISTOPATOLÓGICA DOS RINS DE RATOS WISTAR SUBMETIDOS AO TESTE DE TOXICIDADE DÉRMICA COM DOSE REPETIDA DE ACETILCARVACROL. 2023. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O uso indiscriminado de acaricidas convencionais vem desenvolvendo ao longo dos anos diversas problemáticas relacionadas ao meio ambiente, à economia, bem como à saúde humana e animal. Nesse sentido, óleos vegetais e seus compostos surgem como alternativa para driblar os impactos negativos causados pelos produtos sintéticos. O acetilcarvacrol é um composto semi-sintético derivado da acetilação do carvacrol com ação repelente e acaricida contra várias espécies de carrapatos, além de aplicações farmacológicas e terapêuticas. Assim, o presente estudo busca avaliar as possíveis alterações morfológicas nos rins de ratos Wistar, por meio do teste de toxicidade dérmica com doses repetidas, de forma a identificar a aplicabilidade, segurança e eficácia do produto. Para isso, foram utilizadas 20 fêmeas de ratos da linhagem Wistar divididas aleatoriamente em 4 grupos (n 5 fêmeasgrupo). Com a ajuda de uma pipeta volumétrica de Pasteur, foi realizada a administração do acetilcarvacrol, diluído em DMSO a 5, na superfície tricotomizada (volume de 2,5mL de solução por animaldia), durante um período de 21 dias. O grupo Tratamento I foi exposto a 26 ?LmL de acetilcarvacrol, valor equivalente à concentração letal para 90 de carrapatos Rhipicephalus sanguineus (CL90) os ratos do grupo Tratamento II foram tratados com o produto na concentração referente a 2xCL90 (52?LmL) os animais do grupo Tratamento III, por sua vez, foram submetidos ao produto na concentração de 4xCL90 (104?LmL). Após eutanásia, as amostras de rim foram coletadas para processamento histológico em parafina e analisadas de forma qualitativa. Os resultados demonstraram que o grupo que recebeu o Tratamento III esteve mais susceptível a determinadas alterações, como aumento do espaço de Bowman e a vascularização ao redor dos túbulos contorcidos. Em suma, mais análises devem ser feitas, especialmente em outros órgãos e avaliando outros parâmetros, para que se ateste de fato a aplicabilidade e segurança do produto.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20231201810651

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: José Henrique Silva Rodrigues e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo