SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: Anatomia Humana com crianças pequenas potencializando repertório

Título alternativo: Human Anatomy With Young Children Enhanced Repertoire

Autoria de: Melissa Cabral Vieira

Orientação de: Daniel Martinez Saez

Coorientação de: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Presidente da banca: Daniel Martinez Saez

Primeiro membro da banca: Lucimara Cruz de Souza

Segundo membro da banca: Giancarla Aparecida Botelho Santos

Palavras-chaves: Corpo Humano, Educação Infantil, Metodologia, Prática Interdisciplinar, Educação em Saúde

Data da defesa: 20/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 28/07/2023

Data da publicação: 28/07/2023

Referência: Vieira, M. C. Anatomia Humana com crianças pequenas potencializando repertório. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho apresenta, na forma de relato de experiência, como uma atividade de extensão, que relaciona Anatomia Humana na Educação Infantil, proporciona que as crianças conheçam o próprio corpo a partir de uma abordagem lúdica, e seja significativa na formação acadêmica dos estudantes. Assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar a inserção dos saberes em Anatomia Humana com crianças pequenas a partir de uma oficina executada em uma escola pública do Sul de Minas Gerais. Para isso, foram selecionados como sujeitos da pesquisa os estudantes de graduação envolvidos na ação, as professoras regentes e suas auxiliares de turma, os quais foram entrevistados por meio de questionários. Para os primeiros, procurou-se verificar suas percepções quanto aos aspectos positivos e negativos da prática desenvolvida com modelos anatômicos tridimensionais, música e desenho. Para as professoras e auxiliares, buscou-se examinar suas percepções quanto ao impacto da oficina no desenvolvimento da interface entre a Anatomia Humana e os cuidados com a saúde na Educação Infantil. A partir das respostas dos questionários, foi possível verificar que a ação de extensão oportunizou o intercâmbio de conhecimentos e a troca de experiências entre extensionistas, professoras e auxiliares, revelando a importância da extensão universitária na formação dos graduandos. O uso de modelos anatômicos sintéticos se mostrou eficiente no ensino-aprendizagem das crianças, uma vez que elas foram coadjuvantes neste processo, o que permitiu despertar sua curiosidade e imaginação, além de potencializar suas capacidades e habilidades inerentes.

Abstract: This work presents, in the form of an experience report, as an extension activity, which relates Human Anatomy in Early Childhood Education, allows children to know their own body from a playful approach, and is significant in the academic training of students. Thus, this research aimed to analyze the insertion of knowledge in Human Anatomy with young children from a workshop carried out in a public school in the south of Minas Gerais. For this, the undergraduate students involved in the action, the conducting teachers and their class assistants were selected as research subjects, who were interviewed through questionnaires. For the former, we tried to verify their perceptions regarding the positive and negative aspects of the practice developed with three-dimensional anatomical models, music and drawing. For teachers and assistants, we sought to examine their perceptions regarding the impact of the workshop on the development of the interface between Human Anatomy and health care in Early Childhood Education. From the answers to the questionnaires, it was possible to verify that the extension action provided opportunities for the exchange of knowledge and the exchange of experiences between extension workers, teachers and assistants, revealing the importance of university extension in the formation of undergraduates. The use of synthetic anatomical models proved to be efficient in the teaching and learning of children, since they were coadjuvants in this process, which allowed awakening their curiosity and imagination, in addition to enhancing their inherent abilities and skills.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20231201910840

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Melissa Cabral Vieira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo