SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: ANATOMIA HUMANA COM CRIANÇAS BEM PEQUENAS UMA EXPERIÊNCIA DE DESCOBERTA

Título alternativo: HUMAN ANATOMY WITH VERY YOUNG CHILDREN AN EXPERIENCE OF DISCOVERY

Autoria de: Napoliana Skara Carvalho

Orientação de: Daniel Martinez Saez

Coorientação de: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Presidente da banca: Daniel Martinez Saez

Primeiro membro da banca: Lucimara Cruz de Souza

Segundo membro da banca: Giancarla Aparecida Botelho Santos

Palavras-chaves: Prática Interdisciplinar, Educação em Saúde, Creche, Corpo Humano, Extensão Comunitária

Data da defesa: 20/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 28/07/2023

Data da publicação: 28/07/2023

Referência: Carvalho, N. S. ANATOMIA HUMANA COM CRIANÇAS BEM PEQUENAS UMA EXPERIÊNCIA DE DESCOBERTA. 2023. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A Anatomia Humana é uma área do conhecimento que busca compreender a estrutura e as formas que constituem cada parte do corpo humano. Nessa perspectiva, se faz necessário abordar sobre o corpo humano desde a Educação Infantil para que as crianças conheçam e entendam melhor o seu corpo e tenham foco em sua própria saúde e na segurança corporal, além de acesso aos conhecimentos científicos socialmente produzidos. Em vista disso, o presente trabalho é do tipo relato de experiência de natureza quantitativaqualitativa, que tem por objetivo investigar o impacto de uma oficina sobre o corpo humano realizada com crianças bem pequenas que compreende a creche - etapa não obrigatória da Educação Infantil - de uma escola pública, na faixa etária de 3 e 4 anos, a partir da prática da ação intitulada ??Explorando a Anatomia do meu corpo conhecer para cuidar??, em um evento de extensão. A avaliação da ação de extensão foi conduzida a partir da aplicação de questionários compostos por questões fechadas e padronizadas, bem como, de um espaço aberto para registro das impressões dos participantes da pesquisa - professoras regentes, auxiliares de turma e estudantes de graduação - sobre a interface entre o ensino de Anatomia Humana e a educação em saúde para crianças da Educação Infantil. Os resultados apontam que essa foi a primeira experiência dos participantes em abordar Anatomia Humana com crianças dessa etapa da Educação Básica. Além disso, todas as professoras e auxiliares de turma acreditam na importância de proporcionar experiências como a que foi desenvolvida com as crianças, assim como recomendariam a oficina a outras escolas de Educação Infantil, uma vez que as crianças estavam entusiasmadas e foram participativas, não apresentando resistência durante a realização das atividades. Para mais, a prática interdisciplinar possibilitou aos estudantes extensionistas uma experimentação da docência. Portanto, a ação de extensão educacional mostrou-se promissora como instrumento de integração para a formação de professoras e graduandos, e propiciou uma estratégia para aproximação da Anatomia Humana com as crianças da Educação Infantil.

Abstract: Human Anatomy is an area of knowledge that seeks to understand the structure and shapes that make up each part of the human body. From this perspective, it is necessary to address the human body from early childhood education so that children know and understand their body better and focus on their own health and body safety, as well as access to socially produced scientific knowledge. In view of this, the present work is a quantitativequalitative experience report type, which aims to investigate the impact of a workshop on the human body carried out with very young children that includes day care - a non-mandatory stage of Early Childhood Education - from a public school, aged between 3 and 4 years, from the practice of the action entitled ??Exploring the Anatomy of my body knowing to care??, in an extension event. The evaluation of the extension action was conducted based on the application of questionnaires composed of closed and standardized questions, as well as an open space for recording the impressions of the research participants - regent teachers, class assistants and undergraduate students - about the interface between the teaching of Human Anatomy and health education for kindergarten children. The results indicate that this was the first experience of the participants in approaching Human Anatomy with children in this stage of Basic Education. In addition, all the teachers and class assistants believe in the importance of providing experiences like the one developed with the children, as well as recommending the workshop to other Kindergarten schools, since the children were enthusiastic and participated, not presenting resistance during the performance of the activities. Moreover, the interdisciplinary practice allowed extensionist students to experiment with teaching. Therefore, the educational extension action proved to be promising as an integration instrument for the training of teachers and undergraduates, and provided a strategy for bringing Human Anatomy closer to children in Kindergarten.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20231201910936

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Napoliana Skara Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo