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Título: A PERSONAGEM UÝRA SODOMA, DE EMERSON MUNDURUKU, COMO PROPOSTA PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Título alternativo: THE CHARACTER UÝRA SODOMA, BY EMERSON MUNDURUKU, AS A PROPOSAL FOR CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION

Autoria de: Luciana Coelho Vilela

Orientação de: Antonio Fernandes Nascimento Junior

Presidente da banca: Antonio Fernandes Nascimento Junior

Primeiro membro da banca: Laise Vieira Gonçalves Ribeiro

Segundo membro da banca: Camila Oliveira Lourenço

Palavras-chaves: Arte, Educação ambiental, Práticas lúdicas artísticas, Cultura indígena, Arte contemporânea indígena

Data da defesa: 06/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 12/12/2023

Data da publicação: 12/12/2023

Referência: Vilela, L. C. A PERSONAGEM UÝRA SODOMA, DE EMERSON MUNDURUKU, COMO PROPOSTA PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. 2023. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo refletir sobre a personagem Uýra Sodoma, criada por Emerson Munduruku, como uma inspiração para práticas pedagógicas de Educação Ambiental Crítica. Esta monografia se utilizará do método qualitativo para realizar a atividade de análise proposta, estudando aspectos objetivos de eventos sociais e do comportamento humano, e tendo como objeto de estudo fenômenos que ocorrem em determinado tempo, local e cultura. Diante das crescentes preocupações com a degradação ambiental, a pesquisa destaca a relevância da abordagem crítica, evidenciando eventos recentes como queimadas e rompimentos de barragens. Destaca-se a capacidade desta perspectiva no âmbito da educação ambiental de provocar sentimentos de pertencimento e e vontade de preservação, utilizando-se o trabalho de Emerson Munduruku, descendente de indígenas, pessoa LGBTQIAPN, biólogo, mestre em ecologia e arte-educador na Fundação Amazônia Sustentável, além de renomado representante da arte contemporânea indígena como fonte rica para práticas interdisciplinares. Ao examinar as diversas expressões artísticas de Uýra, o estudo propõe métodos alternativos, como encenações teatrais e composições fotográficas, estimulando o pensamento crítico e a conexão com o meio ambiente. As considerações finais enfatizam a necessidade de uma abordagem coletiva na educação ambiental crítica, utilizando a arte de Emerson Munduruku como inspiração para enfrentar desafios contemporâneos. O trabalho sugere explorar outros artistas indígenas pertencentes a este movimento, e cocnlui a importância do esforço coletivo dos profissionais da educação para uma formação crítica e empática, que promova ações transformadoras da realidade ambiental.

Abstract: The presente thesis aims to reflect on the character Uýra Sodoma, created by Emerson Munduruku, as an inspiration for Critical Environmental Education pedagogical practices. This monograph will employ the qualitative method to carry out the proposed analysis, studying objective aspects of social events and human behavior, focusing on phenomena occurring in specific time, location, and culture. Amid growing concerns about environmental degradation, the research highlights the relevance of the critical approach, emphasizing recent events such as wildfires and dam collapses. It underscores the capability of this perspective in the realm of environmental education to evoke feelings of belonging and a desire for preservation, utilizing the work of Emerson Munduruku, a descendant of Indigenous people, LGBTQIAPN individual, biologist, masters degree holder in ecology, and art educator at the Amazon Sustainable Foundation, renowned for his representation of contemporary Indigenous art as a rich source for interdisciplinary practices. In examining Uýras various artistic expressions, the study proposes alternative methods, such as theatrical performances and photographic compositions, stimulating critical thinking and connection with the environment. The concluding remarks emphasize the need for a collective approach in critical environmental education, using Emerson Mundurukus art as inspiration to address contemporary challenges. The study suggests exploring other Indigenous artists within this movement and concludes by highlighting the importance of the collective efforts of education professionals for a critical and empathetic formation that fosters transformative actions in environmental reality.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20232201520740

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luciana Coelho Vilela e Universidade Federal de Lavras

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