SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: A Educação Ambiental Crítica Com Um Quilombo Urbano Relato De Experiência De Uma Professora Em Formação

Autoria de: Isabella de Lana Andrade

Orientação de: Marina Battistetti Festozo

Coorientação de: Ricardo Campos Queixas

Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo

Primeiro membro da banca: Ricardo Campos Queixas

Segundo membro da banca: Emerson Ferreira de Oliveira

Terceiro membro da banca: Rogério Suzana de Freitas Micaela

Quarto membro da banca: Pollyana Cristina Alves Cardoso

Palavras-chaves: Educação Ambiental, estágio III, pesquisa participante, comunidade escolar, quilombo Urbano.

Data da defesa: 08/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 19/12/2023

Data da publicação: 19/12/2023

Referência: Andrade, I. d. L. A Educação Ambiental Crítica Com Um Quilombo Urbano Relato De Experiência De Uma Professora Em Formação . 2023. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O estágio supervisionado desempenha um papel crucial na formação de professores, proporcionando ao estudante a inserção no campo de atuação e uma conexão mais próxima com a realidade da educação. Quando conduzido de maneira articulada entre teoria e prática, ele favorece a formação reflexiva. Nesse contexto, a pesquisa se destaca como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional, permitindo ao estudante compreender e problematizar a realidade educacional. O presente trabalho descreve e analisa uma experiência de estágio supervisionado realizada em uma região escolar próxima a uma comunidade remanescente de quilombo, com o objetivo de realizar uma pesquisa-ação-participante na comunidade, a partir do mapeamento ambiental. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, utilizando entrevistas com um roteiro semiestruturado e observação participante. Os dados coletados foram socializados entre os estagiários que colocaram suas percepções a partir das experiencias vivenciadas. Os resultados revelaram qu

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20232201611166

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isabella de Lana Andrade e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo