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Título: Arte na formação inicial de professores de ciências e biologia um diálogo entre o poema ????O lenhador????, de Catulo da Paixão Cearense e o ensino de botânica

Título alternativo: Art in the initial training of science and biology teachers a dialogue between the poem ????The Woodcutter????, by Catulo da Paixão Cearense and theteaching of botany

Autoria de: Erelene Cristina Moreira Santos

Orientação de: Antonio Fernandes Nascimento Junior

Coorientação de: Danielle Cristina Pereira

Presidente da banca: Antonio Fernandes Nascimento Junior

Primeiro membro da banca: Danielle Cristina Pereira

Segundo membro da banca: Marina Battistetti Festozo

Terceiro membro da banca: Ricardo Campos Queixas

Palavras-chaves: Ensino de botânica, Artes, Ciência, Educação, Poema

Data da defesa: 21/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 30/11/2023

Data da publicação: 30/11/2023

Referência: Santos, E. C. M. Arte na formação inicial de professores de ciências e biologia um diálogo entre o poema ????O lenhador????, de Catulo da Paixão Cearense e o ensino de botânica. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho propõe uma metodologia de ensino dentro da ciência, especialmente na botânica que vai na contramão aos métodos tradicionais que costumam ser utilizados em grande parte das escolas, que embasa os estudos na memorização dos conteúdos e na transmissão de informação sem que haja debates sobre os temas estudados, já que os(as) discentes são vistos como receptores dos saberes e não participantes ativos dessa construção. Um modelo que também cria barreiras quando se trata da divulgação da ciência. Esse método tradicional vem sendo incentivado pelo sistema burguês, visando a formação de mão de obra para o mercado de trabalho, evitando que a classe oprimida se torne ativa e parte da construção do conhecimento, o que contribuiria para o pensamento crítico e reflexivo sobre a realidade. Por isso, o objetivo é mostrar caminhos que possibilitem diálogos com o ensino de botânica que despertem o interesse e a curiosidade nos(as) estudantes. A ideia é mostrar que a poesia pode ser um desses caminhos de transformação no processo de ensino-aprendizagem, permitindo com que os(as) estudantes se encantem pelos conteúdos, formando cidadãos(ãs) com pensamentos e ideias que contribuem com a divulgação da ciência dentro da sociedade. Para a pesquisa está sendo feita uma análise de conteúdo por meio de pesquisa qualitativa. Assim, pegamos cada verso do poema de Catulo da Paixão Cearense que faz uma referência com alguma espécie de planta, permitindo essa ponte entre as artes e o ensino em botânica. Também, foi possível discutir outros temas a respeito da cultura e da ação do homem no meio ambiente e como essa ação tem impacto diretamente na sociedade, mostrando como é importante a preservação ambiental. Isso mostra a arte como recurso pedagógico contribui para que as ciências sejam compreendidas, possibilitando que os(as) alunos(as) se despertem por meio do encantamento, mas também auxilia na formação cidadã humanizada,tornandoos(as) críticos e reflexivos dentro da sociedade. Portanto foi possível perceber como o poema possibilita trabalhar com diversos temas, sendo uma prática interessante que permeia a realidade dos(as) discentes e docentes, sendo uma forma de fazer com que os(as) discentes se interessem ainda mais pela ciências por meio da arte, pois ajuda a romper com o ensino engessado que se dá dentro de algumas salas de aula, permitindo que os(as) participantes façam parte do processo de ensino e aprendizagem por meio do encantamento, não sendo mais meros espectadores(as). Por meio do poema foi possível mostrar que há outros meios de ensinar dentro do processo de aprendizagem nas escolas, pois com dele foi possível abordar temas como decomposição de plantas e exemplos delas para classificação e a importância da natureza para o mundo e sociedade, tudo isso através do encantamento, da sensibilidade e da curiosidade. Assim, a arte possibilita a comunicação entre alunos(as) e professores(as) dentro da sala de aula, trazendo um conhecimento mais rico e emancipador, abrindo caminhos para que o sujeito consiga enxergar sua realidade e a sociedade com criticidade e empatia.

Abstract: This work proposes a teaching methodology within science, especially in botany, that goes against the traditional methods that are usually used in most schools, which bases studies on memorizing content and transmitting information without there being debates about the themes studied, since students are seen as recipients of knowledge and not active participants in this construction. A model that also creates barriers when it comes to science dissemination. This traditional method has been encouraged by the bourgeois system, aiming to train labor for the job market, preventing the oppressed class from becoming active and part of the construction of knowledge, which would contribute to critical and reflective thinking about reality. Therefore, the objective is to show ways that enable dialogues with the teaching of botany that arouse interest and curiosity in students. The idea is to show that poetry can be one of these paths of transformation in the teaching-learning process, allowing students to be enchanted by the content, forming citizens with thoughts and ideas that contribute to the dissemination of science within society. For the research, a content analysis is being carried out through qualitative research. Thus, we took each verse of the poem by Catulo da Paixão Cearense that makes a reference to some species of plant, allowing this bridge between the arts and teaching in botany. It was also possible to discuss other topics regarding culture and human action on the environment and how this action has a direct impact on society, showing how important environmental preservation is. This shows that art as a pedagogical resource contributes to the understanding of science, enabling students to awaken through enchantment, but also assists in humanized citizenship training, making them critical and reflective within society. Therefore, it was possible to see how the poem makes it possible to work with different themes, being an interesting practice that permeates the reality of students and teachers, being a way of making students even more interested in science through art, as it helps to break with the rigid teaching that takes place within some classrooms, allowing participants to be part of the teaching and learning process through enchantment, no longer being mere spectators. Through the poem it was possible to show that there are other ways of teaching within the learning process in schools, as with it it was possible to address topics such as decomposition of plants and examples of them for classification and the importance of nature for the world and society, all of this through enchantment, sensitivity and curiosity. Thus, art enables communication between students and teachers within the classroom, bringing richer and more emancipating knowledge, opening ways for individuals to see their reality and society with criticality and empathy.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20232201810321

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Erelene Cristina Moreira Santos e Universidade Federal de Lavras

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