SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: A UTILIZAÇÃO DE CURTAS-METRAGENS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES UMA ANÁLISE A PARTIR DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFLA-MG

Autoria de: Sarah Ferreira Moura

Orientação de: Antonio Fernandes Nascimento Junior

Presidente da banca: Antonio Fernandes Nascimento Junior

Primeiro membro da banca: Laise Vieira Gonçalves Ribeiro

Segundo membro da banca: Camila Oliveira Lourenço

Palavras-chaves: Curta-metragem, Formação de professores de Ciências e Biologia, Acessibilidade, Criatividade, Arte

Data da defesa: 04/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 19/12/2023

Data da publicação: 19/12/2023

Referência: Moura, S. F. A UTILIZAÇÃO DE CURTAS-METRAGENS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES UMA ANÁLISE A PARTIR DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFLA-MG. 2023. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A fim de superar uma formação de professores descontextualizada e conteudista, entender o cinema como arte é fundamental para uma formação crítica e reflexiva. Os curtas-metragens são produções cinematográficas que possuem um grande potencial educativo e a apropriação desse recurso ainda no processo formativo inicial auxilia na superação de uma educação desmotivadora e tradicional. Este trabalho buscou analisar curtas-metragens sobre ciência produzidos por bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia, por meio das avaliações realizadas pelos alunos da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras-MG, com o objetivo de compreender os potenciais e as limitações dos curtas-metragens na formação inicial de professores. Os títulos dos curtas são ????A Ciência e os demais saberes????, ????Fenômeno e sua explicação????, ????O método científico????, ????Hipóteses????, ????Teorias Científicas????, ????A inserção da Ciência na Sociedade????, ????Ciência e Política????. A metodologia utilizada para a análise das avaliações dos curtas foi a categorização das falas, derivada do método de Análise de Conteúdo que é, por sua vez, derivada da pesquisa qualitativa. Após análise foram construídas três categorias denominadas Arte, Criatividade e Acessibilidade. Podemos concluir que o trabalho permitiu pertinentes discussões sobre temas essenciais para a formação de professores, suscitando debates sobre a importância da acessibilidade nos recursos pedagógicos, a necessidade da articulação entre ciência e arte e como a criatividade, condição inata do homem, deve ser estimulada nos espaços educativos.

Abstract: In order to overcome a decontextualized and content-based teacher training, understanding cinema as art is fundamental for critical and reflective training. Short films are cinematographic productions that have great educational potential and the appropriation of this resource during the initial training process helps to overcome a demotivating and traditional education. This work sought to analyze short films about science produced by scholarship holders from the Biology Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), through evaluations carried out by students of the Science Teaching Methodology discipline of the Biological Sciences Degree course at the University Federal de Lavras-MG, with the aim of understanding the potentials and limitations of short films in initial teacher training. The titles of the short films are ????Science and other knowledge????, ????Phenomenon and its explanation????, ????The scientific method????, ????Hypotheses????, ????Scientific Theories????, ????The insertion of Science in Society????, ????Science and Politics ????. The methodology used to analyze the evaluations of the short films was the categorization of the speeches, derived from the Content Analysis method which is, in turn, derived from qualitative research. After analysis, three categories were constructed called Art, Creativity and Accessibility. We can conclude that the work allowed pertinent discussions on essential topics for teacher training, raising debates about the importance of accessibility in pedagogical resources, the need for articulation between science and art and how creativity, an innate condition of man, should be stimulated in educational spaces.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20232201820459

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sarah Ferreira Moura e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo