SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL E A ARTE COMO SUPERAÇÃO DA ALIENAÇÃO UM DIÁLOGO ENTRE A MÚSICA CANTO PARA ALDEBARÃ DE DANTE OZETTI, A CULTURA E O ENSINO SOBRE ESTRELAS.

Título alternativo: A BRIEF REFLECTION ON TRADITIONAL EDUCATION AND ART AS OVERCOMING ALIENATION A DIALOGUE BETWEEN THE MUSIC CANTO PARA ALDEBARÃ BY DANTE OZETTI, CULTURE AND TEACHING ABOUT STARS.

Autoria de: Evelyn Lara Monteiro

Orientação de: Antonio Fernandes Nascimento Junior

Presidente da banca: Antônio Fernandes Nascimento Junior

Primeiro membro da banca: Pollyana Cristina Alves Cardoso

Segundo membro da banca: Richard Lima Rezende

Palavras-chaves: Educação, ciência e cultura, estratégia pedagógica, ensino de astronomia, música

Data da defesa: 12/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 19/12/2023

Data da publicação: 19/12/2023

Referência: Monteiro, E. L. UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL E A ARTE COMO SUPERAÇÃO DA ALIENAÇÃO UM DIÁLOGO ENTRE A MÚSICA CANTO PARA ALDEBARÃ DE DANTE OZETTI, A CULTURA E O ENSINO SOBRE ESTRELAS.. 2023. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Ao falarmos da educação escolar é preciso analisar como ela se consolidou, a partir de quais perspectivas e como ela repercute o sistema hegemônico de modo a reforçar uma formação que não reflete sobre a realidade e com isso se formam trabalhadores alienados. Procurando superar essa alienação da formação no contexto escolar, a arte se dá de maneira a permitir a análise do contexto em que estamos inseridos a partir do momento que ela não seja vista de maneira utilitária e sim de maneira reflexiva desde que o professor promova essas discussões. Dentre muitas formas de expressões artísticas, a escolha da música se deu pois esta desempenha um papel significativo na construção de conhecimento e na expressão de ideias. No contexto educacional, seu poder transcende a mera avaliação estética, alcançando um patamar onde se torna uma ferramenta valiosa para a divulgação de informações complexas. Este trabalho de conclusão de curso busca explorar a potencialidade da música Canto para Aldebarã de Thamires Tannous, como

Abstract: In discussing school education, it is necessary to analyze how it has consolidated, from which perspectives, and how it reflects the hegemonic system in a way that reinforces a formation that does not reflect on reality, thus producing alienated workers. Seeking to overcome this alienation in the school context, art serves to allow the analysis of the context in which we are inserted, provided that it is not viewed in a utilitarian manner but rather in a reflective way, as long as the teacher promotes these discussions. Among many forms of artistic expression, the choice of music was made because it plays a significant role in knowledge construction and the expression of ideas. In the educational context, its power transcends mere aesthetic evaluation, reaching a level where it becomes a valuable tool for the dissemination of complex information. This thesis seeks to explore the potential of the song Canto para Aldebarã by Thamires Tannous as an innovative approach to teaching about stars. Through the analy

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20232201820465

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Evelyn Lara Monteiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo