SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: O diálogo entre o conhecimento científico e a cultura indígena permeado pelo conceito de macronutrientes uma prática pedagógica produzida no contexto do ensino remoto.

Autoria de: Nathalia Cristina de Sales

Orientação de: Antonio Fernandes Nascimento Junior

Presidente da banca: Antônio Fernandes Nascimento Júnior

Primeiro membro da banca: Laise Vieira Goncalves Ribeiro

Segundo membro da banca: Camila Oliveira Lourenço

Palavras-chaves: Ensino de ciências, cultura, culinária indígena, formação de professores, culinária indígena.

Data da defesa: 04/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 18/12/2023

Data da publicação: 18/12/2023

Referência: Sales, N. C. d. O diálogo entre o conhecimento científico e a cultura indígena permeado pelo conceito de macronutrientes uma prática pedagógica produzida no contexto do ensino remoto.. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este estudo descreve uma atividade realizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Nosso objetivo era criar um vídeo educativo de até 20 minutos que integrasse conhecimento científico com a cultura indígena, incentivando o interesse dos alunos. No primeiro semestre de 2021, participamos de discussões e etapas de planejamento, incluindo a disciplina Ciências e Culturas Descolonizadoras. Isso nos permitiu explorar a cultura, sua manifestação em grupos sociais e a resistência cultural. Optamos por abordar a culinária indígena e incorporar os conceitos biológicos de macro e micronutrientes. A culinária indígena tem uma influência profunda na cultura brasileira, embora essa importância muitas vezes seja obscurecida devido a estigmas históricos. Para nosso vídeo, escolhemos uma abordagem de programa de culinária, com a participação de um fantoche e uma antropóloga, preparando a moqueca com ingredientes indígenas, como peixe, urucum e mandioca. Apresentamos o vídeo finalizado a professores e colegas, proporcionando espaço para avaliação e discussão do projeto. Essa experiência ressaltou a importância de promover o diálogo entre a ciência e a cultura para formar cidadãos críticos e melhorar a qualidade do ensino. As ações dos estudantes têm um impacto significativo na sociedade, contribuindo para a valorização de culturas estigmatizadas, como a dos povos indígenas. Portanto, nossa atividade demonstrou que a integração entre conhecimento científico e cultural enriquece o ensino e promove a valorização de culturas indígenas e outras estigmatizadas. Essa abordagem pedagógica inovadora pode formar cidadãos conscientes e respeitosos da diversidade cultural, beneficiando toda a sociedade.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20232201821335

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nathalia Cristina de Sales e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo