SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: O FILME CABRA MARCADO PARA MORRER E A FORMAÇÃO DOCENTE HISTÓRICO CRÍTICA

Título alternativo: THE MOVIE CABRA MARCADO PARA MORRER AND CRITICAL HISTORICAL TEACHER TRAINING

Autoria de: Estela Fabiana dos Santos

Orientação de: Marina Battistetti Festozo

Coorientação de: Gabriel Batista Amaral

Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo

Primeiro membro da banca: Ricardo Campos Queixas

Segundo membro da banca: Julia Amorim Monteiro

Palavras-chaves: Cinema, formação, história, política, pesquisa.

Data da defesa: 12/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 19/12/2023

Data da publicação: 19/12/2023

Referência: Santos, E. F. d. O FILME CABRA MARCADO PARA MORRER E A FORMAÇÃO DOCENTE HISTÓRICO CRÍTICA. 2023. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Para formar professores é interessante considerar aspectos culturais, sociais, éticos, morais, históricos, políticos e artísticos. Pensando nisso, este trabalho visa identificar no filme Cabra marcado para morrer (1984) as discussões que ele pode suscitar em um ambiente de formação de professoras e professores de Ciências e Biologia. O filme, dirigido por Eduardo Coutinho, retrata o início da década de 60, quando o líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar. Este tr

Abstract: In order to train teachers, it is interesting to consider cultural, social, ethical, moral, historical, political and artistic aspects. With this in mind, this work aims to identify in the movie Cabra marcado para morrer (1984) the discussions that it can give rise to in a training environment for science and biology teachers. The film, directed by Eduardo Coutinho, depicts the beginning of the 1960s, when the peasant leader João Pedro Teixeira is murdered by order of the landowners of the Northeast. The filming of his life, played by the peasants themselves, was interrupted by the military coup of 1964. Seventeen years later, the director resumes the project and looks for the widow Elizabeth Teixeira and her children, scattered by the wave of repression that followed the murder. The main theme of the film becomes the trajectory of each of the characters who, through memories and images of the past, evoke the drama of a peasant family during the long years of the military regime. This work was developed usi

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20232201910176

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Estela Fabiana dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo