SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: Intervenção pedagógica no ensino de ecologia Abordagem crítica sobre polinização como serviço ecossistêmico

Autoria de: Thayna Eterno Cândido

Orientação de: Lucas Del Bianco Faria

Presidente da banca: Lucas Del Bianco Faria

Primeiro membro da banca: Mariana Esteves Mansanares

Segundo membro da banca: Christiane Noronha Fernandes Brum

Palavras-chaves: Educação, Práticas de ensino, Modelo didático tridimensional, Biologia, Ensino Fundamental.

Data da defesa: 09/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 14/11/2023

Data da publicação: 14/11/2023

Referência: Cândido, T. E. Intervenção pedagógica no ensino de ecologia Abordagem crítica sobre polinização como serviço ecossistêmico. 2023. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este estudo foi conduzido com base na análise da avaliação realizada pelos alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental em 4 escolas estaduais, onde tiveram a oportunidade de compartilhar suas percepções sobre a aula ministrada, onde foi abordado os serviços ecossistêmicos a partir da polinização, evidenciando questões ambientais envolvendo atitudes humanas prejudiciais ao desenvolvimento destes. O propósito foi identificar elementos que evidenciassem o impacto da prática na complementação da educação dos estudantes. Para alcançar esse objetivo, empregamos uma abordagem de pesquisa qualitativa pertinente à análise de conteúdo, categorizando as opiniões expressas por esses discentes. Encontramos 3 categorias expostas em um quadro, onde percebemos o quanto uma aula diferenciada se destaca pela habilidade de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais envolvente, significativo e eficiente. Isso desempenha um papel fundamental com impactos positivos na capacitação de habilidades, capacitando-os para adquirir habilidades essenciais, tais como a capacidade de se ajustar, realizar análises críticas e resolver questões de forma eficaz.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20232201911089

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thayna Eterno Cândido e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo