SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE EXECUÇÃO EM PARÂMETROS DE VOLUME E INTENSIDADE NO TREINAMENTO DE FORÇA

Autoria de: Diego Vinicius Souza

Orientação de: Miller Pereira Guimaraes

Presidente da banca: Miller Pereira Guimarães

Primeiro membro da banca: Sandro Fernandes da Silva

Palavras-chaves: Tempo sobtensão, Volume total de treinamento, Velocidade de execução, Carga geral de treinamento, Quantificação do treinamento

Data da defesa: 13/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 27/06/2019

Data da publicação: 27/06/2019

Referência: Souza, D. V. INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE EXECUÇÃO EM PARÂMETROS DE VOLUME E INTENSIDADE NO TREINAMENTO DE FORÇA. 2019. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Para controlar a carga de treinamento é necessário considerar toda a extensão de tempo em que for realizado o treinamento resistido. Dessa maneira durante a realização de exercícios com menor carga externa ocorreria uma diminuição na velocidade de execução e um maior tempo sobtensão dos músculos, o que resultaria em exercícios mais intensos. Desse modo o objetivo do presente estudo foi investigar a influência das velocidades de movimento 12 e 14 nas variáveis, carga geral do treinamento, volume total do treinamento, volume máximo de repetições e tempo total sobtensão durante o exercício supino reto. O estudo foi realizado em uma academia de Lavras-MG, a amostra foi composta 14 homens treinados com experiência de pelo menos 12 meses ininterruptos no TR, com a faixa etária entre 18 e 30 anos de idade. No primeiro momento foi realizada a coleta de um RM dos indivíduos. No segundo momento os indivíduos realizaram o exercício supino reto na cadência 12. Já no terceiro momento, os indivíduos executaram o exercício supino reto na cadência de 14. Os resultados demonstraram que com relação à carga do treinamento não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre as cadências de movimento, onde a cadência de movimento 12 obteve a média de 89632,44 UA e a média da cadência 14 foi 79409,16 UA, a carga geral do treinamento é determinada por carga x repetição x tempo total sobtensão. Com isso conclui-se que o tempo total sobtensão é uma variável importante quando se trata em quantificar a carga geral do TR.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20191201411293

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43724

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Diego Vinicius Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo