SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: Influência da supervisão coletiva e individual na motivação de mulheres para a prática de exercícios em academias

Autoria de: Luiza Rezende Abreu

Orientação de: Luiz Henrique Rezende Maciel

Presidente da banca: Luiz Henrique Rezende Maciel

Primeiro membro da banca: Priscila Carneiro Valim-Rogatto

Palavras-chaves: Motivação, Personal Trainer, Treinamento, Individual, Coletivo

Data da defesa: 10/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 01/07/2019

Data da publicação: 01/07/2019

Referência: Abreu, L. R. Influência da supervisão coletiva e individual na motivação de mulheres para a prática de exercícios em academias. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente estudo buscou analisar maneiras de treinamento que motivam as mulheres a praticarem exercícios resistidos, sendo essas maneiras com supervisão coletiva em grupos de aproximadamente 5 alunos por turma e com supervisão individual, que foi com um Personal Trainer. A amostra contou com 10 mulheres com idades ente 20 e 40 anos, já praticantes há no mínimo 12 meses e que não possuíam nenhum fator limitante a prática. O estudo teve como objetivo analisar através de uma escala a motivação dessas mulheres antes e após o treino. Após feita a coleta e posteriormente a analise dos dados, foi possível concluir que o grupo das cinco mulheres que realizaram sues treinos com o acompanhamento de um personal trainer, apresentaram um nível de motivação bem maior em relação ao outro grupo em que as cinco mulheres não tinham seus treinos acompanhados por um personal trainer. A diferença de motivação entre estes dois grupos ao final dos treinos foi bem significativa. Mostrando então que quando os treinos são supervisionados de maneira individual, por um personal trainer, as alunas ao final do treino saem mais motivadas, isso permite que o treino seja melhor e mais eficaz. Fazendo com que as alunas permaneçam na atividade por mais tempo, e tenha mais prazer em realiza-la, por perceber os resultados e pela motivação em realizar a atividade.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20191201511027

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43924

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luiza Rezende Abreu e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo