SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS (POTÊNCIA E RESISTÊNCIA AERÓBIA) EM ATLETAS PARTICIPANTES DE JOGOS ESCOLARES

Título alternativo: EVALUATION OF PHYSICAL CAPACITIES (AEROBIC RESISTANCE AND POWER) IN ATHLETES PARTICIPATING IN SCHOOL GAMES

Autoria de: Thiago Junior de Oliveira Andrade

Orientação de: Sandro Fernandes da Silva

Presidente da banca: Sandro Fernandes da Silva

Primeiro membro da banca: Túlio Junqueira Carneiro

Palavras-chaves: Futsal, Modalidade esportiva, Características físicas, Aspectos específicos, Resistência muscular.

Data da defesa: 10/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 26/06/2019

Data da publicação: 26/06/2019

Referência: Andrade, T. J. d. O. AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS (POTÊNCIA E RESISTÊNCIA AERÓBIA) EM ATLETAS PARTICIPANTES DE JOGOS ESCOLARES . 2019. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O futsal é um dos esportes mais populares no Brasil e é praticado por milhões de pessoas no mundo. Alguns pesquisadores têm investigado aspectos específicos desta modalidade, mas ainda é limitado as informações sobre as características de jovens atletas em jogos escolares. A aptidão física dos atletas é uma variável importante que deve ser identificada e relacionada a força e resistência muscular, composição corporal e resistência aeróbia. Com a necessidade de apresentar um estudo que avalie as capacidades físicas de atletas que praticam futsal e são participantes de jogos escolares, o objetivo principal deste trabalho é avaliar e comparar as capacidades físicas dos atletas de futsal em jogos escolares. A avaliação das capacidades físicas foi feita através da definição do perfil dos atletas (peso, estatura e percentual de gordura) e das metodologias do Counter Movement Jump (CMJ) Squat Jump (SJ) e Teste de Yo-Yo Resistência Intermitente e a resistência aeróbia foi calculada a partir da capacidade máxima de consumo de oxigênio (VO2máx). Foi feito um estudo experimental antes e após a competição, com estudantes regulares do ensino médio, do sexo masculino, participantes de jogos escolares na modalidade de futsal. Os dados coletados foram analisados utilizando a média e o desvio padrão e para comparação das variáveis de potência e resistência foi utilizado o teste T de Student (p0,05). Os atletas apresentaram valores médios regulares para as capacidades físicas tanto antes quanto após os jogos. Estatisticamente não houve diferença entre os momentos pré e pós jogos quando comparados na mesma escola e, não houve diferença estatística para os testes quando avaliadas as características entre as escolas. No entanto, a fase de desenvolvimento dos atletas pode influenciar nos resultados tanto quanto o acompanhamento regular dos atletas por professores de educação física e treinadores de futsal.

Abstract: Futsal is one of the most popular sports in Brazil and is practiced by millions of people in the world. Some researchers have investigated specific aspects of this modality, but information on the characteristics of young athletes in school games is still limited. Physical fitness of athletes is an important variable that must be identified and related to muscular strength and endurance, body composition and aerobic endurance. With the need to present a study that evaluates the physical abilities of athletes who practice futsal and are participants in school games, the main objective of this work is to evaluate and compare the physical abilities of futsal athletes in school games. The physical fitness assessment was done by defining the athletes profile (weight, height and percentage of fat) and the methodologies of Counter Movement Jump (CMJ) Squat Jump (SJ) and Yo-Yo Test Intermittent Resistance and the aerobic power was calculated from the maximum oxygen consumption capacity (VO2máx). An experimental study was conducted before and after the competition, with regular high school students, male students, and futsal school game participants. The data collected were analyzed using the mean and standard deviation and the Students t-test (p 0.05) was used for comparison of power and resistance variables. Athletes presented regular mean values for physical abilities both before and after games. Statistically there was no difference between the pre and post game moments when compared in the same school and, there was no statistical difference for the tests when the characteristics between the schools were evaluated. However, the developmental phase of athletes can influence outcomes as well as regular follow-up of athletes by physical education teachers and futsal coaches.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20191201511031

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44062

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thiago Junior de Oliveira Andrade e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo