SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO NOS e-SPORTS

Autoria de: Breno Campadeli Fonseca Oliveira

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Primeiro membro da banca: Alysson dos Anjos Silva

Palavras-chaves: Coaches, e-Sports, Princípios, Treinamento, Jogos Eletrônicos

Data da defesa: 12/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 16/06/2019

Data da publicação: 16/06/2019

Referência: Oliveira, B. C. F. PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO NOS e-SPORTS. 2019. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Os jogos eletrônicos estão em um constante desenvolvimento e desde o primeiro jogo criado em 1958, conhecido por Tennis for Two, que consistia de dois potenciômetros utilizados para mudar a angulação e o botão responsável por bater a bola para o outro lado, era certamente um avanço para época e com a evolução da tecnologia novos jogos foram surgindo. Assim, a busca por ser o melhor dentro do jogo é cada vez mais buscada, seja ela individualmente ou coletivamente, com isso a profissionalização de ciberatleta criou-se um novo campo de estudo. Como de costume nos esportes tradicionais se tem a presença de princípios do treinamento, que auxiliam na estrada do atleta até seu auge. Pelo fato de que os E-Sports é considerado esportes, ainda não se tinha uma pesquisa a respeito do assunto, assim o presente estudo tem a preocupação de entrevistar coaches, e analisar as rotinas de treinos assim como a presença dos princípios no cotidiano dos atletas. Como de resultado obtivemos que alguns princípios de exemplo, como caso do princípio da especificidade e da sobrecarga, estão presentes durante os treinos pois apesar de que a equipe jogar o mesmo jogo cada atleta possui diferentes funções que se ajudam durante as partidas, e no caso da sobrecarga é devido a inúmeras repetições de estratégias que executam até o aperfeiçoamento delas. Contudo por se tratar de um estudo exploratório ainda se tem muito a pesquisar, pois existem diversas outras modalidades de jogos eletrônicos desde jogos individuais e coletivos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20191201511400

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43674

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Breno Campadeli Fonseca Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo