SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: ADESÃO E ADERÊNCIA DE PRATICANTES EM UMA ESCOLA DE BOXE EM LAVRAS-MG BOXE

Autoria de: Uilma Libarino Silva

Orientação de: Fabio Pinto Goncalves dos Reis

Presidente da banca: Prof. Dr. Fábio P. G. dos Reis

Primeiro membro da banca: Alex de Souza Pereira

Palavras-chaves: boxe, adesão, aderência, escola, lavras

Data da defesa: 10/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 02/07/2019

Data da publicação: 02/07/2019

Referência: Silva, U. L. ADESÃO E ADERÊNCIA DE PRATICANTES EM UMA ESCOLA DE BOXE EM LAVRAS-MG BOXE. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O boxe é um esporte de combate que possui uma história longa, características peculiares e grandes referências, que por meio de ídolos e filmes, contribuíram para o crescimento da modalidade, principalmente no universo masculino. Atualmente o boxe apresenta uma forma moderna dentro das academias, com o acréscimo de elementos de ginástica e treinamento funcional, se distanciando do interesse em participar de competições o que tem atraído muitos adeptos, inclusive mulheres, com os mais diferentes objetivos. Neste trabalho, buscamos entender quais são os principais motivos da adesão e da aderência a pratica do boxe. Para isso foi realizada uma pesquisa natureza básica, abordagem qualitativa e de objetivo descritivo, por meio de uma entrevista semiestruturada com dez alunos da Academia Thor Boxing Club, na cidade de Lavras- MG. A partir da pesquisa realizada foi possível concluir que vários fatores estão relacionados à adesão e a aderência à prática de boxe, porém alguns se destacaram nas discussões por serem mais enfatizados. No que se refere à adesão os fatores de maior destaque foram Saúde, disponibilidade de horários, a paixão pelo boxe e o aprimoramento da técnica de luta para os mais variados fins e incentivo da família e dos amigos. Em relação à aderência, os motivos mais destacados foram a motivação e a variabilidade de treinamento, a disponibilidade de horários fornecida pela academia e a sociabilidade.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20191201520096

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44068

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Uilma Libarino Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo