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Título: NÚCLEO DE ESTUDO, PESQUISA E EXTENSÃO EM PARADESPORTO DA UFLA RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autoria de: Lara Coelho Fonseca

Orientação de: Nathalia Maria Resende

Presidente da banca: Nathalia Maria Resende

Primeiro membro da banca: Luiz Henrique Rezende Maciel

Palavras-chaves: Educação Física Adaptada, Deficiência, Inclusão, Acessibilidade, Experiência

Data da defesa: 13/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 18/06/2019

Data da publicação: 18/06/2019

Referência: Fonseca, L. C. NÚCLEO DE ESTUDO, PESQUISA E EXTENSÃO EM PARADESPORTO DA UFLA RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 2019. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Muito se tem discutido e desenvolvido sobre acessibilidade e inclusão no Brasil. Cerca de 24 dos brasileiros declararam ter pelo menos um tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora ou mentalintelectual. No entanto, mesmo com a forte tendência à crescente representatividade dessa população, ainda nos deparamos com uma realidade de segregação e com a existência de barreiras arquitetônicas, atitudinais, pragmáticas e financeiras. Desse modo, o suporte adequado às pessoas com deficiência (PcD) se torna um compromisso de todos, não somente do Estado e suas dependências. Quantos profissionais teriam suas carreiras mudadas se presenciassem durante a graduação, disciplinas e projetos de estudo, extensão e pesquisa, que se dispusessem a trabalhar com a diversidade dos corpos, principalmente da PcD? A Educação Física, em seu caráter interdisciplinar, goza dos direitos de realizar intervenções em diversas esferas sociais e tem se mostrado cada vez mais necessária por exercer importante função na emancipação das PcD. Nesse sentido, a questão norteadora do presente estudo compreende a construção do conhecimento frente aos desafios da formação profissional e o papel fundamental da Universidade como facilitadora da obtenção da experiência profissional. Logo, o objetivo está centrado no desejo de reafirmar aspectos considerados essenciais na evolução da prática discente, adentrando o contexto universitário e suas propostas extraclasses. Considera-se de extrema importância, qualquer ação que norteie a construção e permanência de uma sociedade inclusiva. Por meio da experiência vivida no Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Paradesporto da Universidade Federal de Lavras, ressalta-se as dificuldades enfrentadas no âmbito da Educação Inclusiva e o papel essencial do professor de Educação Física. A metodologia que melhor se adequa aos objetivos do estudo são descritivas, reflexivas e analíticas, resultando em um relato de experiência que auxilia na construção de um profissional capaz de significar o conhecimento que detém. O presente estudo expõe o crescimento exponencial do Núcleo ao mesmo passo que afirma a importância da experiência adquirida em longo prazo na perspectiva inclusiva. Portanto, o conhecimento adquirido das atividade obrigatórias e extraclasses durante a minha graduação em Educação Física passa a exigir de uma ação constante e transformadora sobre a realidade, onde a prática profissional somente se efetiva por meio de uma atuação consciente centrada na reflexão crítica.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20191201521005

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43865

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lara Coelho Fonseca e Universidade Federal de Lavras

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