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Título: INICIAÇÃO EM ATLETISMO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autoria de: Rodrigo Pereira da Silva

Orientação de: Nathalia Maria Resende

Presidente da banca: Nathalia Maria Resende

Primeiro membro da banca: Luiz Henrique Rezende Maciel

Palavras-chaves: Autismo, Atletismo, Criança, Aptidão Física, Social

Data da defesa: 13/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 18/06/2019

Data da publicação: 18/06/2019

Referência: Silva, R. P. d. INICIAÇÃO EM ATLETISMO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2019. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. O objetivo desse estudo foi investigar a influência da prática de Atletismo em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como avaliar possíveis melhoras de força, destreza, velocidade, equilíbrio e coordenação motora e nas habilidades básicas da vida diária dessas crianças. A metodologia teve como base uma abordagem quanti-qualitativa e objetivo descritivo. As crianças com TEA participaram de um programa de Atletismo, que foi realizado com exercícios simples com padrão de movimento natural humano através de atividades adaptadas, durante uma hora, duas vezes na semana em um período de três meses (12 semanas) na pista de Atletismo no Ginásio Poliesportivo. Para a coleta dos dados, utilizou-se de ficha de anamnese, avaliação inicial e final do desempenho motor e questionário sobre autonomia das crianças com TEA. Desta forma, oconteúdo desse estudo promoveu a participação da criança com TEA nas práticas de Atletismo, pois a falta da metodologia desse desporto voltado para crianças com essa deficiência pode causar muitas das vezes a inatividade. Diante disso, esse estudo apresentou diferenças significativas nos testes de força, destreza, velocidade e equilíbrio, melhorando também os aspectos sociais das crianças. Sendo assim, o Atletismo trata-se de uma alternativa positiva para amenizar comportamentos agressivos e estereotipados. Conclui-se que a prática de Atletismo pode influenciar diretamente na autonomia da criança com TEA, não só no desenvolvimento dos aspectos motores, mas também nos sociais.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20191201521012

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44029

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rodrigo Pereira da Silva e Universidade Federal de Lavras

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