SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: Nível de Estresse e Ansiedade em Adolescentes Praticantes de Voleibol Recreativo-educacional e Competitivo

Título alternativo: LEVEL OF STRESS AND ANXIETY IN TEENAGERS PRACTITIONERS OF RECREATIVE-EDUCATIONAL AND COMPETITIVE VOLLEYBALL

Autoria de: Camila Mariana de Lima

Orientação de: Marcelo de Castro Teixeira

Presidente da banca: Marcelo de Castro Teixeira

Primeiro membro da banca: Alessandro Teodoro Bruzi

Palavras-chaves: Voleibol, Recreativo-educacional, Competitivo, Ansiedade, Estresse

Data da defesa: 28/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 06/09/2020

Data da publicação: 06/09/2022

Referência: Lima, C. M. d. Nível de Estresse e Ansiedade em Adolescentes Praticantes de Voleibol Recreativo-educacional e Competitivo. 2020. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Os vários elementos que integram o cenário esportivo podem tanto contribuir quanto dificultar o desempenho do atleta, sendo suficiente em alguns casos, desencadear emoções não apenas positivas, mas também negativas. Sendo assim, está pesquisa apresenta como objetivo geral identificar os níveis de estresse e ansiedade em adolescentes praticantes de voleibol recreativo-educacional e competitivo de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 17 anos. Trata-se de uma pesquisa descritiva-explicativa, de natureza básica e abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada na cidade de Lavras, MG, com 35 atletas das equipes de voleibol VivaVôlei e Lavras Tênis Clube. Aplicou-se o Teste de Estresse Psíquico para o Voleibol (TEP-V) e a Escala de Ansiedade-Traço Competitiva. O tratamento estatístico foi realizado utilizando o programa estatístico R, através dos testes Qui Quadrado, ??U?? de Mann-Whitney,com intervalo de confiança de 95, Alfa Cronbach e a análise da média, mediana, desvio padrão, quartil e distrib

Abstract: The various elements that make up the sports scene can both contribute and hinder the athlete??s performance, being sufficient in some cases, to trigger emotions not only positive, but also negative. Therefore, this research has a general objective to indentify the levels of stress and anxiety in adolescents who practice recreational-educational and competitive volleyball of both sexes, in the age group of 12 to 17 years old. It is a descriptive-explanatory research, of a basic nature and quali-quantitative approach. The data collection was carried out in the Lavras city, MG, with 35 athletes from the VivaVôlei and Lavras Tennis Club Volleyball teams. The Psychological Stress Test for Volleyball (TEP-V) and the Competitive Trace-Anxiety Scale Test were applied. The statistical program R, through the chi square test ??U?? from Mann-Whitney, with 95 confidence interval, Alfa Cronbach and analysis of the mean, distribution. The results of the competitive trait anxiety scale showed an average level of anxiety for b

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20201201620928

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44836

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Camila Mariana de Lima e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo