SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: AUTISMO E DISTANCIAMENTO SOCIAL EFEITOS DE ATIVIDADES LÚDICAS COM OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INTERAÇÃO SOCIAL

Autoria de: Natalya Sousa Ribeiro

Orientação de: Nathalia Maria Resende

Presidente da banca: Nathália Maria Resende

Primeiro membro da banca: Maria Rachel Vitorino

Palavras-chaves: transtorno do espectro autista, interação social, educação física, pandemia, distanciamento

Data da defesa: 26/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 30/04/2021

Data da publicação: 30/04/2021

Referência: Ribeiro, N. S. AUTISMO E DISTANCIAMENTO SOCIAL EFEITOS DE ATIVIDADES LÚDICAS COM OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INTERAÇÃO SOCIAL . 2021. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Introdução O Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a uma desordem do neurodesenvolvimento que se caracteriza pela presença de comportamentos repetitivos, estereotipias e dificuldades na interação social, na comunicação e na adesão a rotinas. A pandemia provocada pelo vírus da Covid-19, que causa infecções respiratórias, transformou profundamente as relações sociais, e desse modo, tais mudanças impactam no cotidiano da maioria da sociedade, e para as pessoas com TEA podem representar desafios ainda maiores. Objetivo Pretendeu-se neste trabalho verificar os efeitos de atividades lúdicas remotas com os conteúdos da Educação Física na interação social de crianças com TEA, durante o período de distanciamento social devido a COVID-19, bem como, analisar as possibilidades e dificuldades vivenciadas por elas e por seus familiares durante esse processo. Metodologia Os sujeitos dessa pesquisa foram 8 crianças com 3 a 12 anos de idade diagnosticadas com TEA e seus familiares. Foi realizado um programa de atividades lúdicas remotas com os conteúdos da Educação Física, com duração de 6 meses, que envolveram as habilidades motoras, as cognitivas e, sobretudo, as sociais. Durante a realização do programa foram feitos registros do desenvolvimento das atividades e do comportamento das crianças, a partir dos feedbacks dos familiares e das crianças no grupo do WhatsApp. Resultados Os resultados revelaram os benefícios das atividades lúdicas remotas com os conteúdos da Educação Física na interação social de crianças com TEA, durante o período de distanciamento social, mesmo diante de um período incerto e complexo. Conclusão Desse modo, conclui-se que Educação Física exerce um importante papel no desenvolvimento da interação social em crianças com TEA em um contexto remoto, concomitantemente, as oportunidades de intervir por meio de ferramentas online, retratam como a Educação Física pode ser extensa e plural.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20202201710489

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47426

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Natalya Sousa Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo