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Título: RELAÇÃO ENTRE A CARGA DE TREINAMENTO E A ESCALA DE AFETIVIDADE EM PRATICANTES RECREATIVOS DE MUSCULAÇÃO

Autoria de: Lucas Gerson Silveira Almeida

Orientação de: Marcelo de Castro Teixeira

Presidente da banca: Dr. Marcelo de Castro Teixeira

Primeiro membro da banca: Mr. Miller Pereira Guimarães

Palavras-chaves: Treinamento resistido, Musculação, Tolerância ao exercício, PSE, Princípio do prazer-desprazer.

Data da defesa: 06/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 11/05/2021

Data da publicação: 11/05/2021

Referência: Almeida, L. G. S. RELAÇÃO ENTRE A CARGA DE TREINAMENTO E A ESCALA DE AFETIVIDADE EM PRATICANTES RECREATIVOS DE MUSCULAÇÃO. 2021. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Atualmente, por estarmos na era da internet, com os conteúdos sobre exercícios físicos sendo amplamente difundidos, percebe-se que muitos praticantes acabam sendo expostos a uma enorme quantidade de informações aleatórias, descontextualizadas e sem comprovação sobre suas práticas. Cada vez mais surgem meios e métodos de Treinamento Resistido tidos como ??milagrosos??, com a utilização de grandes cargas que não levam em consideração o período de recuperação, e como essas cargas impactam no emocional e no psicológico desses praticantes, gerando um direcionamento não ideal, sem a preocupação e o cuidado que deve ser tomado ao se praticar e na prescrição de qualquer tipo de treinamento. Assim, o presente estudo tem como foco analisar se a carga de treinamento em conjunto com a Percepção Subjetiva de Esforço, promove alterações de humor, podendo causar sensação de prazer ou desprazer durante a prática do exercício. Esta pesquisa tem cunho exploratório, qualitativo e quantitativo, aplicado. A amostra foi composta por 16 participantes, com idade entre 20 e 35 anos, com experiência no treinamento de força com tempo médio de 5 meses e ± 2,44 matriculados em duas academias da cidade de Bom SucessoMG. Os participantes foram divididos em 2 grupos, cada um realizando uma sequência de quatro exercícios. Foram utilizados testes para predição de uma repetição máxima (EPLEY, 1995) para cada exercício. Após sua conclusão, foi realizada a intervenção, aplicando no decorrer desta, 3 questionários RIRRepetitions in Reserve (adaptada por Mike Tuchscherer), Escala de Afetividade (HARDY e REJESKI, 1989), e PSE - Escala Foster adaptada de Borg (2001), que buscou determinar qual o esforço exercido pelo participante durante o treinamento através da PSE, e como essa PSE, afetou o score da escala de Afetividade. Como resultado, não foi encontrada diferença significativa quanto à escala de Afetividade. Com relação à PSE, trata-se de um método confiável, de fácil aplicação que nos auxilia a quantificar a carga de treinamento, sendo opções que favorecem e deixam mais claro o processo de prescrição e análise do treinamento.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20202201920927

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47330

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lucas Gerson Silveira Almeida e Universidade Federal de Lavras

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