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Título: COMPARAÇÃO DOS NÍVEIS DE PROEMINÊNCIA DE JOGADORES DE FUTEBOL DE DIFERENTES POSIÇÕES NA CATEGORIA SUB-14

Título alternativo: COMPARISON OF PROMINENCE LEVELS OF SOCCER PLAYERS FROM DIFFERENT POSITIONS IN THE UNDER-14 CATEGORY

Autoria de: André Gustavo Pereira de Andrade Júnior

Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi

Coorientação de: Gibson Moreira Praça

Presidente da banca: Alessandro Teodoro Bruzi

Primeiro membro da banca: Marcelo de Castro Teixeira

Palavras-chaves: futebol, análise, base, passes, soccer

Data da defesa: 30/09/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 30/11/2021

Data da publicação: 30/11/2021

Referência: Júnior, A. G. P. d. A. COMPARAÇÃO DOS NÍVEIS DE PROEMINÊNCIA DE JOGADORES DE FUTEBOL DE DIFERENTES POSIÇÕES NA CATEGORIA SUB-14. 2021. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Introdução Por meio da análise das redes de interação se faz possível observar o corportamento individual e coletivo no jogo de futebol em diversas variáveis estabelecidas, facilitando a análise do desempenho no treino e jogo com relação as diferentes posições e as aumentando a fidelidade das informações disponíveis para a Comissão Técnica. Objetivo O presente estudo objetivou comparar as variáveis Degree Centrality e Degree Prestige dos jogadores das diferentes posições em uma equipe de futebol de base. A divisão das posições consistiu em defensores, meio-campistas e atacantes. Esperava-se que os meio-campistas tivessem maior valor nas variáveis. Métodos Foram analisados oito jogos do Campeonato Mineiro 2019 da categoria Sub14 por meio das filmagens com câmera Sony Handycam HDR-CX405 e posteriormente uso do software Social Network Visualizer. Foi utilizada a ANOVA one way com post-hoc de Tukey para se comparar os valores médios das variáveis analisadas entre os diferentes estatutos posicionais(????0,05).Resultados Houve diferença significativa entre os valores de Degree Centrality de meio-campistas(0,11) e defensores(0,11) em relação aos atacantes(0,06), sendo este menor no grupo dos atacantes. Em relação ao Degree Prestige não houve diferença significativa entre os três estatutos posicionais, sendo os valores médios de meiocampistas(0,34), defensores(0,19) e atacantes(0,21). Conclusão Conclui-se que os níveis de proeminência dos jogadores são influenciados pelo estatuto posicional, sendo maiores nos jogadores que atuam mais na construção do jogo e menores nos jogadores responsáveis pela finalização do ataque

Abstract: Introduction Through the analysis of interaction networks, it is possible to observe the individual and collective behavior in the soccer game in several established variables, facilitating the analysis of the performance in training and game in relation to the different positions and increasing the fidelity of the available information for the Technical Staff. Objective This study aimed to compare the variables Degree Centrality and Degree Prestige of players from different positions in a youth soccer team. The division of positions consisted of defenders, midfielders and attackers. Midfielders were expected to have greater value in the variables. Methods Eight games of the Minas Gerais Championship 2019 in the Under-14 category were analyzed by filming with a Sony Handycam HDR-CX405 camera and later using the Social Network Visualizer software. One way ANOVA with Tukey post-hoc was used to compare the mean values of the variables analyzed between the different positional statuses (????0.05). Results There was a significant difference between the Degree Centrality values of midfielders( 0,11) and defenders(0,11) in relation to attackers(0,06), this being smaller in the group of attackers. Regarding the Degree Prestige, there was no significant difference between the three positional status, with the average values of midfielders(0.34), defenders(0.19) and attackers(0.21). Conclusion It is concluded that the prominence levels of players are influenced by the positional status, being higher in players who work more in the construction of the game and lower in players responsible for completing the attack.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20211201610407

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53896

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: André Gustavo Pereira de Andrade Júnior e Universidade Federal de Lavras

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