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Título: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E COORDENAÇÃO MOTORA RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autoria de: Leandro Vilhena Hippertt de Oliveira

Orientação de: Nathalia Maria Resende

Presidente da banca: Nathália Maria Resende

Primeiro membro da banca: Maria Rachel Vitorino

Palavras-chaves: autista, habilidades motoras, equipe multidisciplinar, ktk, atividades físicas

Data da defesa: 14/09/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 20/09/2021

Data da publicação: 20/09/2021

Referência: Oliveira, L. V. H. d. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E COORDENAÇÃO MOTORA RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que se apresenta em quatro condições específicas déficit na comunicação interação social padrão de comportamento atividades e interesses restritivos e repetitivos. O desenvolvimento da coordenação motora e a constatação de um déficit nesse desenvolvimento em crianças, embora não seja esse um critério de diagnóstico do TEA, pode proporcionar a oportunidade de intervenções precoces, o que irão amenizar as dificuldades cognitivas e sociais. Este estudo teve o objetivo de realizar um relato de experiência sobre o acompanhamento de uma TEA e verificar a influência de terapias para melhora do seu desempenho motor. A metodologia foi com abordagem qualitativa para descrever os aspectos e as vivências de uma criança com TEA com nível de gravidade 2 e a observação participante como monitor de Educação Física. Essa ação foi realizada na residência da criança, onde foi aplicado o teste KTK e uma anamnese para que a mãe da criança contasse a história de vida da família sobre as terapias experienciadas pela criança com TEA com a finalidade de melhorar o desempenho motor dela. Os resultados obtidos apresentaram pontos positivos sobre a influência das terapias com as equipes multidisciplinares. Nesse sentido, exercícios físicos e práticas esportivas podem melhorar o condicionamento físico e contribuir para a melhoria das habilidades motoras, trazendo benefícios na promoção de saúde e qualidade de vida para crianças com TEA. Conclui-se que a intervenção de uma equipe multidisciplinar e o profissional de Educação Física se torna essencial para o desenvolvimento de crianças autistas de modo a contribuir para sua qualidade de vida e saúde.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20211201620933

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53889

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leandro Vilhena Hippertt de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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