SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: Uso de Feedback em Atividades Físicas e Esportesum olhar para a prática profissional

Autoria de: Nathalia Aparecida dos Santos

Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi

Presidente da banca: Alessandro Teodoro Bruzi

Primeiro membro da banca: Lucio Fernandes Ferreira

Palavras-chaves: Feedback, Professor, Aprendizagem, Atividade Físca, Esporte.

Data da defesa: 26/10/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 23/11/2021

Data da publicação: 23/11/2021

Referência: Santos, N. A. d. Uso de Feedback em Atividades Físicas e Esportesum olhar para a prática profissional. 2021. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O feedback se constitui como um recurso fundamental para o processo de ensino aprendizagem e é indispensável para provocar mudança nos aprendizes. O professor como fonte de informação para esse processo precisa compreender e entender sobre a utilização e importância deste recurso pedagógico. Investigar a utilização do feedback pelo ponto de vista dos professores, se torna um importante indicativo sobre a atuação deste no que se refere ao processo de ensino aprendizagem dos alunos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é conhecer a opinião de professores de Educação Física em relação ao uso do feedback em suas aulas. Participaram do estudo, 15 professores de Educação Física que atuam em academias de ginástica ou centros esportivos das cidades de Lavras MG e região. Valemos-nos do método de pesquisa qualitativa com finalidade exploratória de natureza básica, do tipo survey. Optamos por elaborar um questionário específico como instrumento de coleta de dados, que tinha como finalidade analisar a compreensão dos professores de Educação Física acerca da temática do feedback. Após a análise dos questionários, foi possível constatar que a grande maioria dos participantes possui um bom entendimento sobre o tema, e consideram o feedback peça indispensável para o processo de aprendizagem de seus alunos. No entanto, é necessário que outros estudos que investiguem sob a perspectiva dos próprios praticantes, sejam realizados a fim de ampliar os conhecimentos acerca do assunto

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20211201711002

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53829

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nathalia Aparecida dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo