SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES UM OLHAR PARA OS DILEMAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Título alternativo: SCHOOL PHYSICAL ACTIVITY LEVEL A LOOK AT THE DILEMMAS OF THE PROCESS OF ASSESSMENT

Autoria de: Willian Silva Ribeiro

Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi

Presidente da banca: Alessandro Teodoro Bruzi

Primeiro membro da banca: Vitor Pereira de Oliveira

Palavras-chaves: Nível de Atividade Física, Escolares, Avaliação, Entrevista, Questionário

Data da defesa: 29/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 09/05/2022

Data da publicação: 09/05/2022

Referência: Ribeiro, W. S. NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES UM OLHAR PARA OS DILEMAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO. 2022. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Esta revisão bibliográfica analítica da literatura possui como tema a avaliação do nível de atividade física de escolares. O objetivo foi apresentar as possíveis dificuldades enfrentadas para avaliar o nível de atividade física em escolares e as consequentes recomendações para investigações futuras. Foram apresentadas as principais características dos instrumentos de coleta de dados que são mais utilizados em pesquisas que avaliam níveis de atividade física, assim como os aspectos que devem ser considerados para que um instrumento seja adequado ao objetivo da avaliação. Foi encontrado como resultados que o uso da entrevista pode ser viável, se adequado à faixa etária o uso do questionário também pode ser viável, sobretudo através de questões fechadas que a validade e a confiabilidade dos métodos pode ser testada através diversos critérios, e que cabe aos pesquisadores utilizarem os que forem possíveis e que é necessário utilizar um instrumento que que corresponda com as implicações da faixa etária dos pesquisados. Pode-se concluir que a dificuldade em avaliar o NAF de escolares se encontra em não haver uma maneira padronizada para todas as faixas etárias que existem meios que podem fazer com que a avaliação do NAF seja eficaz, como, adaptar um instrumento já validado que o questionário é o método de avaliação mais recomendável e aceitável para avaliar o nível de atividade física de escolares e que ainda é um desafio desenvolver um método padronizado e que compreenda as diferentes propriedades para ser utilizado em estudos populacionais.

Abstract: This analytical bibliographic review of the literature has as its theme the assessment of the physical activity level of schoolchildren. The objective was to present the possible difficulties faced to assess the level of physical activity in schoolchildren and the consequent recommendations for future investigations. The main characteristics of the data collection instruments that are most used in research that assess physical activity levels were presented, as well as the aspects that must be considered for an instrument to be adequate for the purpose of the evaluation. It was found as results that the use of the interview can be viable, if appropriate to the age group the use of the questionnaire can also be feasible, especially through closed questions that the validity and reliability of the methods can be tested through different criteria, and that it is up to the researchers to use those that are possible and that it is necessary to use an instrument that corresponds to the implications of the age group of those surveyed. It can be concluded that the difficulty in assessing the PAL of schoolchildren lies in the lack of a standardized way for all age groups that there are means that can make the PAL assessment effective, such as adapting an already validated instrument that the questionnaire is the most recommendable and acceptable assessment method to assess the level of physical activity in schoolchildren and that it is still a challenge to develop a standardized method that understands the different properties to be used in population studies.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20212201711008

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54637

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Willian Silva Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo