SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PARA A ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA AO MEIO LÍQUIDOAQUÁTICO E COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA NATAÇÃO

Autoria de: Marina Lopes Resende

Orientação de: Priscila Carneiro Valim Rogatto

Presidente da banca: Priscila Carneiro Valim Rogatto

Primeiro membro da banca: Leonardo José Mendes da Silva

Palavras-chaves: Ludicidade, Adaptação ao meio aquático, Natação, Primeira infância, Educação Física

Data da defesa: 05/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 12/09/2022

Data da publicação: 12/09/2022

Referência: Resende, M. L. A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PARA A ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA AO MEIO LÍQUIDOAQUÁTICO E COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA NATAÇÃO. 2022. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A natação é uma modalidade de grande relevância, recomendável para qualquer faixa etária, inclusive para as crianças da primeira infância (de 0 a 6 anos). Esta prática sempre esteve presente na sociedade e vem se aprimorando junto à evolução dos homens, destinada à sobrevivência, à promoção da saúde, ao lazer e ao desporto. Especificamente, junto às crianças pequenas, a prática demanda, inicialmente, a sua adaptação ao meio aquático e combate ao medo da água. É ofertada em academias e escolas de natação, estando à responsabilidade dos profissionais de Educação Física, então professores. Da mesma forma que a natação esteve presente na história da humanidade, a ludicidade (jogos e brincadeiras) também está e, dentre as áreas de sua utilização, está a Educação Física, que a utiliza como recurso ímpar e valoroso, além de afetuoso, para que as crianças possam experimentar as atividades físicas, considerando o ambiente em que estão inseridas e a sua fase de desenvolvimento. Assim, o objetivo do presente trabalho de conclusão de curso foi descrever sobre a importância da ludicidade como ferramenta para a adaptação da criança pequena ao meio líquidoaquático e como metodologia para o desenvolvimento da natação pelo profissional de Educação Física. Cumpriu-se por meio de pesquisa exploratório-descritiva, mediante revisão bibliográfica, subsidiada por uma revisão literária eletrônica contemporânea. Justificou-se cientificamente, pois se faz necessário a desmistificação de se trabalhar somente com aulas tradicionais, que exploram os nados, estendendo-se ao combate do medo da água em crianças pequenas profissional e mercadologicamente, pois as academias e escolas de natação podem aprofundar os conhecimentos relacionados à aplicação de atividades lúdicas para as crianças da primeira infância, enriquecendo as vivências de seus professores socialmente, pela promoção do desenvolvimento integral desta clientela e academicamente, pela escassez de publicações sobre o encontro da ludicidade com a promoção da adaptação ao meio aquático e desenvolvimento da natação, principalmente, em relação ao combate ao medo. Concluiu-se que, por meio do lúdico, é possível transformar as aulas de natação da primeira infância em espaços sociais prazerosos, dotados de metodologia frente à necessidade de adaptação desta clientela ao meio aquático, diversificando suas formas de aplicação, promovendo o enfrentamento do medo e o desenvolvimento de habilidades afetivas, sociais, cognitivas e motoras.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20221201720811

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marina Lopes Resende e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo